Bragança Paulista - O brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula completou a Maratona Trinidad Alfonso EDP de Valência, corrida de rua do World Athletics Elite Platinum Label, na Espanha, neste domingo (4/12), em 2:10:20. Foi o 26º colocado na prova que integra o calendário de grandes maratonas - 42,195 km - e queria o índice para o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, que é de 2:09:40. Mas o que impressiona é a sua performance aos 43 anos e depois de já ter disputado três Olimpíadas e três Mundiais.
Paulo Paula (São Paulo Futebol Clube) ainda segue atrás do índice para o Mundial e planeja voltar a correr a maratona em fevereiro de 2023. "O objetivo era baixar o tempo, mas na maratona tudo pode acontecer. Mas o resultado foi positivo. Estamos felizes por ele ainda estar constante no ritmo de prova", afirmou Luiz Fernando Paula, treinador e irmão gêmeo de Paulo Roberto.
Estreante na maratona o queniano Kelvin Kiptum e a etíope Amane Beriso foram os vencedores da Maratona Trinidad Alfonso EDP de Valência, corrida de rua do World Athletics Elite Platinum Label. Seus respectivos tempos de vitória de 2:01:53 e 2:14:58, que os colocam em terceiro lugar nas listas de homens e mulheres de todos os tempos. O tempo de Kiptum está apenas 44 segundos atrás do recorde mundial masculino, enquanto o desempenho de Beriso está apenas 54 segundos atrás da marca feminina.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição de uma categoria importante, em que vários atletas já competem no adulto, será realizada na pista do Santos Dumont (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil; são esperados mais de 600 atletas, além de treinadores e integrantes de staffs na capital
"O educador físico é como o artesão, só que de um corpo. Só mais 10... Não desista..." - Gianetti Sena Bonfim, treinadora do medalhista em Mundial e olímpico Caio Bonfim, que integrará a seleção brasileira no Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro
O atleta olímpico - foi aos Jogos de Los Angeles 1984 - vivia em Bragança Paulista, São Paulo; a cerimônia em homenagem ao maratonista será nesta segunda-feira (1/9) no Velório Municipal, às 14:30, e o sepultamento no Cemitério Municipal, às 17 horas - ambos em Bragança Paulista (SP)
O brasileiro foi ao pódio da Maratona Internacional de Assunção, neste domingo (31/8), apesar do forte vento - que chegou aos 55 km por hora durante a corrida, segundo relato do técnico Marciano Barros, que acompanhou a seleção; Marlei Willers terminou na sexta posição