Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) publicou, no início deste mês de maio de 2023, o documento Modelo de Programa de Desenvolvimento do Atleta em Atletismo. O trabalho está disponível para download e consulta no site da CBAt, com chamada na home para facilitar a localização.
O documento tem por base o Modelo de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB). É uma parceria da CBAt com a Área de Desenvolvimento Esportivo do COB. Os autores são os treinadores Aguinaldo Santos, Edemar Santos, Evandro Lázari e Sônia Ficagna, com mentoria de Larissa Galatti e Paula Korsakas.
Em sua introdução, o documento de 80 páginas explica que “o objetivo é oferecer bases sobre o caminho de desenvolvimento de atletas em longo prazo, que sustentem adequadas metodologias de treino ao longo de diferentes etapas esportivas”.
O Modelo de Programa de Desenvolvimento do Atleta em Atletismo traz reflexões sobre o processo a longo prazo de desenvolvimento de atletas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Nos sete primeiros capítulos, o trabalho aborda o Caminho de Desenvolvimento do Atleta, a Organização do Atletismo no Brasil, as Dimensões do Desenvolvimento Humano e Esportivo no Atletismo, o SPLISS – Modelo de Sucesso Internacional, as Etapas do Desenvolvimento Esportivo de Atletas e o Desenvolvimento de Atletas a longo prazo.
O documento também aborda cada uma das sete etapas de treinamento: 1 – Experimentar e Brincar, 2 – Brincar e Aprender, 3 – Aprender e Treinar, 4 – Treinar e Competir, 5 – Competir e Vencer, 6 – Vencer e Inspirar, 7 – Inspirar e Reinventar. Traz ainda as considerações finais e a bibliografia.
"Este documento é norteador e que a partir dele poderemos junto com o COB, no futuro, elaborar cadernos específicos para o treinamento de cada um dos grupos de provas do atletismo por faixa etária", disse Edemar Alves, coordenador técnico do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
“É uma contribuição para a comunidade que desenvolve o Atletismo no Brasil e com metas de melhoria do Caminho de Desenvolvimento de Atletas (CDA), auxiliando a traçar novos rumos para a prática da modalidade e suas relações de trocas de continuidade entre o ambiente da prática do Atletismo e o atleta que está se desenvolvendo esportivamente desde a etapa I até a etapa VII”, como explica o documento publicado.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O calendário do Atletismo Brasil vai ao Nordeste e a competição será realizada de 5 a 7 de setembro, no Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, no Recife, Pernambuco, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão - dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil
Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão
Velocista de 26 anos vem se aproximando da casa dos 10 segundos na prova - neste domingo (24/8), em Bragança Paulista, venceu com 11.18, depois de ter conquistado seu recorde pessoal (11.12)