Bragança Paulista - O Dia Olímpico – 23 de junho – é comemorado em todo o mundo em homenagem à fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894 pelo Barão Pierre de Coubertin. O atletismo – chamado esporte base e número 1 do programa olímpico – participou com a velocista Rosângela Santos, na quinta-feira (22/6), das comemorações do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que envolveu as escolas públicas do Rio e o movimento Let’s Move (Vamos nos mexer, traduzido para o português) de estímulo a prática de atividades físicas.
Por meio do Transforma, programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas na Educação Olímpica, foram realizadas no SESC Madureira clínicas de atletismo, boxe, breaking, basquete 3x3, judô e tênis de mesa, direcionadas para 280 alunos do 6º ano de sete Ginásios Educacionais Olímpicos (GEO), que integram a rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
O encontro começou com um bate-papo com a medalhista olímpica Rosângela Santos. “É muito importante para as crianças estarem inseridas no esporte, conhecendo os valores olímpicos. Quem sabe não estão aqui novas ‘Fabiana Murer’, novos ‘Alison dos Santos’ e grandes atletas de outras modalidades", afirmou Rosângela.
Disse que estava se vendo nos meninos e meninas por ter começado praticamente na idade deles. "Moro aqui perto, sou de comunidade e hoje, aos 32 anos, medalhista olímpica, busco minha quinta participação em Jogos Olímpicos. Fiquei muito feliz pelo convite do COB e quero aproveitar para inspirar essas crianças”, acrescentou Rosângela, bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2008 aos 17 anos e primeira brasileira a correr os 100 metros abaixo dos 11 segundos.
Nesta sexta (23/6), o Maracanã ganha as cores dos aros olímpicos - azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Os aros foram idealizados em 1914, pelo barão Pierre de Coubertin, e representam a união dos cinco continentes. A iluminação do Maracanã também faz parte do Let’s Move, que promoverá show de luzes em marcos olímpicos de Barcelona, Pequim, Cidade do México e Tóquio, dentre outras cidades.
O Let’s Move no Dia Olímpico é o primeiro evento de uma série de iniciativas do COI com o objetivo de apoiar e inspirar o mundo a se mover. Liderado por atletas olímpicos e criado em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um convite para que as pessoas reservem um tempo todos os dias para fazer alguma atividade física por uma saúde melhor.
“O Dia Olímpico é um marco que sensibiliza todo o Movimento Olímpico e nos convoca a disseminar a importância da prática esportiva para a construção de uma sociedade mais ativa e saudável. O COB, com seus programas e ações, está totalmente engajado em difundir os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e, dessa maneira, não só incentivar o surgimento de novos atletas, como de cidadãos ainda mais conscientes”, resume Paulo Wanderley, presidente do COB.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O calendário do Atletismo Brasil vai ao Nordeste e a competição será realizada de 5 a 7 de setembro, no Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, no Recife, Pernambuco, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão - dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil
Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão
Velocista de 26 anos vem se aproximando da casa dos 10 segundos na prova - neste domingo (24/8), em Bragança Paulista, venceu com 11.18, depois de ter conquistado seu recorde pessoal (11.12)