Capa

Dia do Treinador Sul-Americano: motivação são os ouros de Nélio Moura

22.08.2023  |    216 visualizações

A Atletismo Sul-Americano, que definiu como um dos focos de sua nova gestão se aproximar dos treinadores - já estão ajudando na elaboração dos calendário de 2024 e 2025 -, aprovou a proposta da ASEA, a associação dos treinadores da área

Bragança Paulista - O Dia do Treinador do Atletismo Sul-Americano passa a ser comemorado, a partir deste ano de 2023, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto. E a motivação são as duas medalhas de ouro olímpicas ganhas por atletas orientados pelo brasileiro Nélio Moura, Maurren Maggi e o panamenho Irving Saladino no salto em distância, há exatamente 15 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

A proposta foi aprovada no 21º Fórum da Associação Sul-Americana de Treinadores de Atletismo (ASEA, da sigla em espanhol), realizado no dia 29 de julho, em São Paulo, durante o Campeonato Sul-Americano. Levada para apreciação foi aprovada também pela Assembleia Geral da Sul-Americana, no dia 15 de agosto em Budapeste, Hungria, sede do Campeonato Mundial de Atletismo.

"Uma forma de reconhecer o trabalho que o Nélio fez há 15 anos, sendo ele o motivador disso, mas de homenagear todos os treinadores da área que prestam um serviço muito importante para a nossa comunidade", disse o presidente da Atletismo Sul-Americano Hélio Gesta de Melo, que tem o objetivo de trazer os treinadores para atuar junto a gestão da entidade.

"Nos próximos quatro anos um dos focos que vamos dar na gestão é nos treinadores, vamos escutá-los mais. Criamos inclusive um grupo de trabalho que está nos orientando na confecção do calendário", ressaltou Hélio. "Já participaram na definição das datas para 2024 e já começamos a pensar no circuito de Grand Prix para o calendário de 2025."

"Essa conquista (de duas medalhas de ouro), por si só é altamente representativa para a América do Sul. Os dois atletas eram treinados pelo colega Nélio Alfano Moura (BRA). Consideramos que o sucesso de Nélio merece ser recordado como um feito inspirador para a comunidade de treinadores de nossa região e mostra que o sucesso de grandes objetivos é possível", justificou Oscar Gadea, presidente da ASEA.

"Ficamos muito envaidecidos, eu e a Tania, quando soubemos da proposta de instituir o Dia do Treinador Sul-americano de Atletismo justamente em 22 de agosto, quando completamos a 'dobradinha' de medalhas de ouro do salto em distância em Pequim-2008", destacou Nélio Moura, que está com a equipe da China no Mundial de Budapeste, enquanto Tania Moura sua mulher, está com a seleção brasileira.

"É um grande orgulho representarmos, de alguma maneira, aos valorosos treinadores e treinadoras de nosso continente, que têm cada vez mais se destacado no cenário internacional. O atletismo em nossa área tem evoluído de maneira consistente, e o 22 de agosto demonstra o reconhecimento da Atletismo Sul-Americano a essa evolução que tem, como um de seus principais motores, a figura do treinador", completou Nélio. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.08.2025

Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão - dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil

24.08.2025

Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão

24.08.2025

Velocista de 26 anos vem se aproximando da casa dos 10 segundos na prova - neste domingo (24/8), em Bragança Paulista, venceu com 11.18, depois de ter conquistado seu recorde pessoal (11.12)

22.08.2025

Após cinco dias de disputas a equipe somou 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), com destaque nesta sexta-feira (22.8) para o revezamento campeão com Matheus Lima, Vinícius Galeno, Jadson de Lima e Elias dos Santos, e os 110 com barreiras com Thiago Resende Ornelas