Bragança Paulista – Alison Piu dos Santos, campeão mundial do Oregon-2022, Estados Unidos, e quinto colocado no Mundial de Budapeste, Hungria, este ano, permaneceu na Europa e volta às competições. Ele está confirmado para a prova dos 400 m com barreiras do Weltklasse Meeting, 11ª etapa da Liga Diamante 2023, nesta quinta-feira (31/8), em Zurique, Suíça.
A prova é considerada uma repetição do Mundial. Afinal, cinco finalistas no Centro Nacional de Atletismo de Budapeste estão inscritos para competir no Estádio Leizigrund. Será mais uma oportunidade de o brasileiro correr bem, sem as dificuldades enfrentadas na capital húngara pela falta de ritmo pós cirurgia.
“Estou feliz e grato por ter disputado o Mundial, poder competir com a rapaziada, e estar saudável”, disse Piu, que sofreu uma contusão e uma cirurgia no joelho direito em fevereiro deste ano. Ele havia disputado apenas duas provas antes do Mundial. “Quero mostrar que estou bem. O objetivo no ano que vem é Paris e eu volto mais rápido e mais forte.”
Além de Alison, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio-2021, que ocupa o quinto lugar no Ranking Mundial, com 47.30, estão inscritos o norueguês Karsten Warholm (46.51), Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas (47.26), o jamaicano Roshawn Clarke (47.34) e o norte-americano Trevor Bassit (47.38). No Mundial de Budapeste, o pódio foi formado pelo campeão Warholm (46.89), seguido de McMaster (47.34) e Benjamin (47.56).
Alison disputou apenas uma etapa da Liga Diamante este ano, no dia 21 de julho, em Mônaco, quando foi vice-campeão – sendo superado apenas por Karsten Worholm. Dependendo do resultado desta quinta-feira, o brasileiro poderá se classificar para a grande final do principal circuito de competições da World Athletics, marcada para os dias 16 e 17 de setembro no Estádio Hayward Field, em Eugene, Estados Unidos.
Piu, de 23 anos, tem mais uma competição agendada para a Europa: dia 4 de setembro disputa o Gala di Casteli, etapa da série prata da World Athletics Continental Tour, na cidade de Belinzona, Suíça.
Outra prioridade do atleta nascido em São Joaquim da Barra, em São Paulo, é defender seu título de campeão dos Jogos Pan-Americanos, de 29 de outubro a 5 de novembro, em Santiago do Chile.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão - dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil
Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão
Velocista de 26 anos vem se aproximando da casa dos 10 segundos na prova - neste domingo (24/8), em Bragança Paulista, venceu com 11.18, depois de ter conquistado seu recorde pessoal (11.12)
Após cinco dias de disputas a equipe somou 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), com destaque nesta sexta-feira (22.8) para o revezamento campeão com Matheus Lima, Vinícius Galeno, Jadson de Lima e Elias dos Santos, e os 110 com barreiras com Thiago Resende Ornelas