Bragança Paulista - Cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (1/9) marcou a abertura oficial dos Jogos da Juventude, que serão realizados até o dia 16 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. O torneio de atletismo terá disputas a partir deste sábado (1/9) e até segunda-feira (4/9), na pista da Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, a cerca de 107 quilômetros de Ribeirão Preto, com transmissões pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Brasil.
Organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o lema Desenvolvendo Campeões vai reunir mais de mais de 4 mil atletas de 15 a 17 anos de todos os Estados brasileiros competindo em 18 modalidades esportivas.
Na abertura foi anunciado que Brasília será a sede dos Jogos da Juventude de 2025. Em 2024, Blumenau, em Santa Catarina, receberá a competição.
''Os Jogos da Juventude são realizados pelo COB há mais de 20 anos. São uma grande oportunidade para os jovens esportistas do país mostrarem seus valores e suas habilidades. Antes mesmo desta etapa nacional, cerca de 2 milhões de atletas passaram por seletivas lideradas pelos Estados e o Distrito Federal'', afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, em seu discurso.
Ao longo dos anos, os Jogos da Juventude simbolizaram o início da carreira de grandes atletas brasileiros, como Darlan Romani, campeão mundial indoor em Belgrado-2022 e recordista brasileiro e sul-americano do arremesso do peso (22,61 m). “Estarei lá torcendo, conhecendo essa nova geração e vendo a evolução deles. Vamos que vamos! Vamos prestigiar os jovens atletas da modalidade", disse Darlan, também campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, quarto lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio-2021 e o oitavo colocado no recém-terminado Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão - dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil
Competição disputada em Bragança Paulista foi a última antes do principal compromisso da temporada, em setembro; recordistas sul-americanos e qualificados para o Mundial, Erik Cardoso e Luiz Maurício venceram com marcas relevantes e vão fortes para o Japão
Velocista de 26 anos vem se aproximando da casa dos 10 segundos na prova - neste domingo (24/8), em Bragança Paulista, venceu com 11.18, depois de ter conquistado seu recorde pessoal (11.12)
Após cinco dias de disputas a equipe somou 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), com destaque nesta sexta-feira (22.8) para o revezamento campeão com Matheus Lima, Vinícius Galeno, Jadson de Lima e Elias dos Santos, e os 110 com barreiras com Thiago Resende Ornelas