Bragança Paulista - O torneio de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, realizados de 29 de outubro a 4 de novembro (a maratona foi dia 22) contaram com a importante participação de brasileiros em funções essenciais. Sete árbitros internacionais atuaram na realização das competições de atletismo na marcha atlética e também nas provas de pista e campo no Estádio Nacional.
Os árbitros que atuaram no Pan de Santiago e suas funções: Claudia Schneck - Delegada Técnica; Ubiratan Martins, Bira - Árbitro Internacional de Partida; Bernardete Conte - Árbitra Internacional de Marcha e ITO de pista e campo; Nilton Ferst - Árbitro Internacional de Vídeo; Anderson Moraes - Árbitro Chefe de TIC; Fabiano Paiva - Árbitro Chefe da Câmara de Chamada; e Florenilson Itacaramby - Árbitro Chefe de Homologação de Implementos.
Vários brasileiros também atuaram como voluntários no Estádio Nacional, em vários setores - como Tribuna de Imprensa, Zona Mista, Informações ao Público, Apoio aos Atletas e Controle de Doping -, dentre eles dois árbitros brasileiros.
O Brasil fechou o Pan no top 2 das disputas de atletismo - atrás dos Estados Unidos apenas - com a conquista de 23 medalhas (7 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze). Também foi a segunda modalidade do Time Brasil que mais ouros teve, depois da ginástica rítmica.
A novidade no programa de provas foi a inclusão da maratona de marcha atlética em revezamento misto (42,195 m de marcha, em dupla - 1 homem e 1 mulher), que teve bronze para Caio Bonfim e Viviane Lyra e integrará o programa olímpico dos Jogos de Paris-2024.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O Atletismo Brasil, que tem a maioria dos atletas, recebe os visitantes em disputas que valem índice e pontos no Ranking Mundial (nas categorias C e D), com entrada gratuita e transmissão ao vivo, a partir das 9:00 neste domingo, dia 24 de agosto
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração