Bragança Paulista - A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP), de 85 anos, foi um dos destaques da Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP). Aos 85 anos, venceu o arremesso do peso (8,28 m) e o lançamento do disco - comemorou o recorde mundial da categoria 80+ com 21,58 m.
"Na disputa do peso estava muito calor, não foi muita boa a marca. Mas no disco eu nem esperava pela época do ano, mas foi boa a marca - recorde mundial, 21,58 m", afirmou. Chegou a ser campeã brasileira no atletismo competindo nos anos 50 e 60. "Eu gosto muito de atletismo, desde criança, quando o meu pai me incentivava. Fico feliz de competir, encontro pessoas, me animo e me mantenho em forma", disse Sumiko.
Nascida em Marília (SP), no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo. “Já fui campeã brasileira adulta do disco, em 1961, quando era ainda bem jovenzinha”, lembrou a atleta que nas competições é orientada por Neilton Moura, treinador da seleção brasileira. Neilton, que acompanhou Sumiko no Master, explicou que atua como voluntário em treinamentos de atletas master duas vezes por semana no Parque do Ibirapuera. "Treinamos a parte técnica das provas adaptada para a idade. O lançamento não tem o giro, por exemplo. Isso, mais a atividade física, também compatível com a faixa etária", explica o treinador.
Sumiko começou em Marília (SP) e disputou as competições da Colônia Japonesa por nove anos antes de integrar a equipe do Clube Tietê, de São Paulo, em Estaduais, Troféu Brasil e Sul-Americanos. Parou para ter seus quatro filhos e voltou no master aos 50 anos.
Campeã mundial master do lançamento do disco em 2018, em Málaga, Espanha, continua ativa. De 26 de março a 1 de abril deste ano, na estreia na categoria 85+, bateu o recorde mundial do peso no Campeonato Mundial Indoor em Torún, na Polônia, com 8,25 m. Em um espaço aberto ao lado do estádio, bateu o recorde mundial ao ar livre do lançamento do disco, com 21,22 m, marca que melhorou na Taça Brasil Master, com 21,58 m.
A competição, que recebeu a inscrição de 614 atletas de 121 clubes e 12 Estados brasileiros, é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM).
Todos os resultados podem ser obtidos no minissite da competição no site da CBAt.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O Atletismo Brasil, que tem a maioria dos atletas, recebe os visitantes em disputas que valem índice e pontos no Ranking Mundial (nas categorias C e D), com entrada gratuita e transmissão ao vivo, a partir das 9:00 neste domingo, dia 24 de agosto
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração