Bragança Paulista – A primeira turma do Curso para Medidores de Percurso de Corridas de Rua da World Athletics, autorizado pelo Centro de Desenvolvimento da América do Sul, baseado na cidade argentina de Santa Fé, foi realizado de quinta-feira (23/11) a sábado (25/11) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). A iniciativa da CBAt visa ampliar o número de medidores de corridas de rua e apoiar as provas com Permits da Confederação e das Federações Estaduais.
O curso, ministrado pelos portugueses António Rodrigues de Jesus Freire e João Manuel Felício Cândido, contou com 13 participantes, indicados pelas Federações Estaduais.
“Notamos um enorme empenho por parte de todos os formandos na vontade de adquirirem conhecimentos na área da medição", disseram os portugueses em nota conjunta, observando que são grandes os desafios relacionados a preparação física dos medidores e também para com as fórmulas e cálculos usados para se efetuar as medições.
“É salutar a iniciativa por parte da CBAt que tudo fez para conseguir ter presente pessoas de vários Estados do País. Neste primeiro grupo de trabalho, quatro poderão com mais algum treino iniciar o processo como medidores Grau C nos seus Estados, após terem efetuado pelo menos cinco medições em regime de estágio na companhia de outro medidor já graduado no mínimo em Grau C", informaram.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos e o diretor Executivo Cláudio Castilho deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a política de gestão da entidade de desenvolver e valorizar todos os profissionais que atuam no atletismo nacional e também no mercado de corridas de rua.
Os participantes foram: Francisco Helton dos Reis Barbosa - Boa Vista (RR); Lucas Pereira Ramos - Brasília (DF); João Tibiriçá Índio Costa Valença - Porto Alegre (RS); Antônio Carlos Alves de Lima – Aratuba (CE); Daniel Ricardo Pereira – Recife (PE); Filipe Nery Pinto Silva - Rio Verde (GO); Diogo Mello da Rosa - Vitória (ES); Candze Maria da Silva - Natal (RN); Anderson Carvalho de Oliveira - Rio de Janeiro (RJ); Rodrigo Rodrigues Schnadelbach - Salvador (BA); Rosivaldo de Souza - Maceió (AL); Samuel de Oliveira Souza – Cuiabá (MT); Rhayana de Lima Caldas – Manaus (AM).
O curso do segundo grupo da WA será realizado a partir desta segunda-feira (27/11) e até quarta-feira (29/11), também em Bragança Paulista, com a participação de outros 11 indicados pelas Federações Estaduais.
NACIONAL - No sábado e domingo (25 e 26/11), também em Bragança Paulista, foi realizado um curso de atualização e mudança de nível “C” para medidores já certificados no Brasil. As atividades também foram coordenadas pelos especialistas portugueses.
Os cinco participantes foram: Fagner Silva Ramos de Barros - Recife (PE); José Ernandes Feitoza - Maringá (PR); Lindomar Teles de Oliveira - Campo Mourão (PR); Roberto de Sá Prudêncio - Itajaí (SC); e Kellermann Luiz Figueiredo Zanotti - Campo Grande (MS).
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas