Bragança Paulista – Thiago Moura, recordista sul-americano indoor do salto em altura, será uma das atrações do Desafio CBAt Loterias Caixa, marcado para dia 10 de janeiro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). O evento abrirá a temporada de competições nacionais de 2024 e serve como oportunidade para os atletas conseguirem marcas visando a convocação para o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, a ser disputado nos dias 27 e 28 de janeiro.
A participação de Thiago (AAPD-PE) foi confirmada por seu pai e treinador Neilton Moura. “Quero colocar meu grupo de atletas para competir e avaliar a fase de treinamento”, disse o técnico, que inscreveu também Talles Frederico Sousa Silva (IABC-SC), José Fernando Santana, o Baloteli, Pedro de Oliveira, Vitória Sena (todos do Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Sarah Suelen Freitas (AAPD-PE).
“Depois da temporada 2023, que foi a mais longa da minha vida, tive um recesso de 2 semanas e meia. Procurei descansar o máximo possível de olho em 2024, que exigirá 100% e promete ser a mais intensa competição da minha carreira”, comentou Thiago Moura, que tem a meta de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.
Thiago Moura quebrou o recorde do salto em altura ao ficar em quinto lugar no Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, em 2022, com a marca de 2,31 m.
O Desafio CBAt Loterias Caixa é aberto para os 24 primeiros colocados nas provas de pista e para os 12 primeiros nas de campo no Ranking Brasileiro Adulto no período de 1 de janeiro a 22 de novembro de 2023. As inscrições terminam-na quarta-feira (20/12) e devem ser feitas pelo e-mail: técnico@cbat.org.br, informando nome completo do atleta, número de registro CBAt e prova.
Para o Sul-Americano Indoor, serão convocados no máximo dois atletas por prova, seguindo os seguintes critérios: o atleta deverá estar entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado (ao ar livre e pista coberta) no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024; em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição do Ranking Brasileiro combinado, no mesmo período; e os revezamentos 4x400 m serão compostos conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais.
O Desafio CBAt Loterias Caixa será aberto às 14 horas do dia 10, com a disputa da final por tempo dos 60 m com barreiras masculino. A última prova está marcada para as 17:10, com a realização da final dos 3.000 m rasos masculino.
A temporada 2024 ainda prevê a disputa do Campeonato Mundial Indoor, de 1 a 3 de março, em Glasgow, Escócia.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas