Bragança Paulista - O Dia Nacional do Atleta é comemorado neste dia 21 de dezembro. É uma data que foi instituída pelo Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, assinado pelo presidente Jânio Quadros, como uma forma de homenagear a todos os brasileiros que, com empenho e dedicação, representam o País e levam a nossa bandeira.
A data celebra também o esforço das pessoas que praticam o esporte por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida, como as corridas de rua, exercícios em academias e demais modalidade olímpicas, não olímpicas e paralímpicas.
Há também o Dia do Atleta Profissional, comemorado no Brasil em 10 de fevereiro. É uma data que homenageia as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. A Lei nº 9.615, que considera o esporte uma prática profissional, é de 28 de março de 1998 (institui normas gerais sobre desporto e outras providências).
Nas estatísticas da CBAt, atualizadas diariamente, o Brasil tem 15.399 atletas registrados nesta quinta-feira (21/12), sendo 10.513 na categoria adulta (5.829 mulheres e 9.570 homens). Os números incluem inscritos também no Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23.
Sob a hashtag #somosatletismo, a CBAt investe na democratização dos eventos e nos centrinhos, que reúnem cerca de 3.600 crianças a partir dos 6 anos, e em ações conjuntas com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM). Todos atletas desses segmentos também merecem homenagens nesta data.
Os registros históricos mostram que atletas existem há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de ganhar a vida vem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que inspiraram a primeira Olimpíada da Era Moderna, na Grécia, em 1896. Inicialmente, os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram "patrocinados" para treinar em tempo integral.
Com o crescimento dos Jogos Olímpicos, que se tornaram mais importantes ao longo do tempo, e com a subida da popularidade de vários esportes, como o futebol no Brasil, por exemplo, o atleta profissional pago passou a ser comum, uma profissão.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas