Capa

Universidade Federal de Santa Maria abre vagas para atletas de alto rendimento

19.02.2024  |    694 visualizações

No primeiro edital de Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento serão oferecidas 66 vagas para cursos como Educação Física e Direito dentre outros para atletas do atletismo, futsal, handebol e vôlei; as inscrições vão até o dia 29 de fevereiro

Bragança Paulista – A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do S­­­ul, abriu Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento para seus cursos. Pela primeira vez uma universidade pública oferece 66 vagas para cursos como Educação Física e Direito, dentre outros, num total de 48 opções, para atletas do atletismo, futsal, handebol e vôlei, que fizeram o ENEM nos últimos cinco anos.

As inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento UFSM – 2024 vão até o dia 29 de fevereiro para preencher as 66 vagas em 48 cursos de graduação da universidade (Resolução UFSM nº 125, de 19 de abril de 2023). Os cursos são presenciais e os atletas defenderão a UFSM nas competições.

Estão aptos a participar do processo pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completo, com a presença em todas as provas entre 2019 e 2023 e que comprovarem que são atletas de alto rendimento. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail falecom@nisa.ufsm.br

"Tem muitos atletas que querem estudar, fizeram ENEM nos últimos cinco anos e foram campeões, vice-campeões ou terceiro colocados nas categorias de base e têm uma oportunidade para fazer vários cursos", ressalta o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), coordenador do Atletismo na UFSM e professor Adjunto.

Além da bolsa, os atletas poderão utilizar outros benefícios que a UFSM já oferece como a Casa do Atleta e o restaurante universitário. A pista sintética de atletismo, instalada próxima ao prédio da Faculdade de Educação Física, é nova, entregue em 2023.

O professor Luiz Fernando informou ainda que as vagas também estão disponíveis para ex-atletas de modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), inclusive o atletismo, que tenham competido internacionalmente. "Eles podem somar na equipe técnica, coordenação", observou.

"Essa política pública vai mudar o esporte do Brasil pela educação", ressaltou Luiz Fernando que já recebeu consultas de outras dez universidades públicas que têm a intenção de implementar ações análogas. "Seriam centros olímpicos de várias modalidades em todo o Brasil", acrescentou.

"De forma pioneira, a Universidade Federal de Santa Maria abriu um processo seletivo para acesso ao curso superior a atletas do alto rendimento. É a primeira universidade federal do Brasil a fazer isso e vamos somar esforços para que o modelo seja replicado, inclusive, em outras universidades federais. Seria fantástico! Isso dialoga com o que o atletismo busca”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
17.08.2025

Os fundistas foram os melhores corredores do Brasil, ela campeã de área e geral da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio e ele bicampeão continental nos 21 km e o segundo melhor brasileiro na prova, atrás do queniano Nahason Kipsang

16.08.2025

O campeonato será realizado dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro CAIXA, parceria da Yescom com a CBAt, e terá as disputas da milha, dos 5 km e da meia maratona; o Atletismo Brasil compete com 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) entre seis países

15.08.2025

Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.

15.08.2025

A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028