Capa

Atletismo do Brasil lamenta morte do empresário Abilio Diniz

19.02.2024  |    210 visualizações

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apresenta sentimentos aos familiares e amigos; o empresário, um amante do esporte e praticante de corrida de rua, apoiou o atletismo em sua vida, "um homem a frente de seu tempo", diz Wlamir Motta Campos

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamenta a morte do empresário e administrador Abilio Diniz, ocorrida domingo (18/2), em São Paulo, e apresenta seus sentimentos, em nome da comunidade do atletismo, a familiares e amigos. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos fez questão de dizer que a comunidade tem gratidão "por tudo que o empresário fez pelo esporte e pelo atletismo em sua vida". 

Abilio foi patrocinador e praticante de corrida de rua, amante do esporte, um mecenas. "Um homem à frente do seu tempo e que vai fazer muita falta", disse Wlamir.

O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, gestor da BRF e do Grupo Carrefour investiu no esporte durante décadas. Chegou a ter uma equipe de atletismo em Lavras (MG) e por muitos anos apoiou atletas como Vanderlei Cordeiro de Lima, Marilson Gomes dos Santos e Fabiana Murer, por exemplos. Apoiou e patrocinou equipes de futebol, corridas de rua para adultos e crianças, passeios ciclísticos, torneios hípicos, eventos de triatlo, entre outras modalidades, além de incentivar a prática esportiva para colaboradores.

Financiou empreendimentos de apoio ao esporte de alto rendimento no Brasil: o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), em São Paulo, é centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos.

Uma frase que Abilio usava há alguns anos era muito especial: "Ter sucesso é ser feliz." "Ele dizia que estava vivendo uma fase em que relevava coisas com as quais se importava no passado. A serenidade do momento, de um homem sábio, a frente do seu tempo, ele mostrava na frase para definir a realização, o sucesso propriamente dito", afirmou Wlamir Motta Campos.

O empresário tinha 87 anos e faleceu de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite, depois de três semanas internado no Hospital Israelita Albert Einstein. 

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
17.08.2025

Os fundistas foram os melhores corredores do Brasil, ela campeã de área e geral da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio e ele bicampeão continental nos 21 km e o segundo melhor brasileiro na prova, atrás do queniano Nahason Kipsang

16.08.2025

O campeonato será realizado dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro CAIXA, parceria da Yescom com a CBAt, e terá as disputas da milha, dos 5 km e da meia maratona; o Atletismo Brasil compete com 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) entre seis países

15.08.2025

Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.

15.08.2025

A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028