Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) premiará os melhores de 2023 em festa de gala marcada para o dia 24 de março, em São Paulo. O 3º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de Atletismo 2023 reconhecerá em dez categorias e a novidade para esta edição é a inclusão do Treinador Destaque. A festa foi marcada para março porque será feita na sequência da Assembleia Geral da CBAt (23 e 24/3), com a participação de todos os presidentes de Federações e como um estímulo na preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.
Um Júri de Especialistas, formado por treinadores e jornalistas, vai escolher o Melhor Atleta, das categorias feminino e masculino, o Atleta Revelação, também feminino e masculino, e o Treinador Destaque. O Clube de Alto Rendimento e o Clube Formador serão indicados pela soma da pontuação que os participantes obtiveram nos Campeonatos Brasileiros (Troféu Brasil e Sub-23 para a primeira categoria; sub-16, sub-18 e sub-20 para a segunda).
Já o Atleta da Galera, feminino e masculino, e a Melhor Foto do Ano dos Brasileiros e ou das seleções, serão escolhidos em votação aberta com a participação do público.
O Prêmio Treinador Destaque é destinado ao profissional brasileiro que se destacou nos principais eventos da temporada 2023 na categoria adulta. A lista dos elegíveis em 2023 foi formada a partir dos seguintes critérios, sempre considerando provas individuais: Treinador de atleta Top 16 no Campeonato Mundial Budapeste; de atleta que estabeleceu recorde brasileiro adulto; e de atleta medalhista nos Jogos Pan-Americanos Santiago.
Também foram formadas listas de atletas elegíveis para os Prêmios Melhor do Ano (os dois eleitos no Troféu Brasil e no Brasileiro Sub-23 ao fim de cada competição, e integrantes das seleções brasileiras no Mundial de Budapeste, Pan de Santiago e Mundial de Corridas de Rua de Riga) e Revelação do Ano (os eleitos ao fim dos Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18 e Sub-20 e integrantes das seleções do Pan-Americano Sub-20 e Ibero-Americano Sub-18).
A votação será conduzida por empresa independente e os melhores receberão os seus troféus na festa do dia 24 de março, que terá como apresentadores o jornalista Álvaro José Paes Leme e a campeã do mundo no salto com vara Fabiana Murer.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Os fundistas foram os melhores corredores do Brasil, ela campeã de área e geral da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio e ele bicampeão continental nos 21 km e o segundo melhor brasileiro na prova, atrás do queniano Nahason Kipsang
O campeonato será realizado dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro CAIXA, parceria da Yescom com a CBAt, e terá as disputas da milha, dos 5 km e da meia maratona; o Atletismo Brasil compete com 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) entre seis países
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028