Bragança Paulista – O Brasil terá dois atletas na disputa dos 60 m com barreiras masculino, ambos recordistas sul-americanos indoor, com a marca de 7.58, no Campeonato Mundial em Pista Coberta de Glasgow, na Escócia, que será realizado de sexta-feira a domingo (1 a 3/3) na moderna Emirates Arena. O Canal SporTV anunciou transmissão ao vivo de todas as etapas da competição em sua grade de programação.
O paulista Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) igualou o recorde continental ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Cochabamba, em janeiro, na Bolívia. Já o mineiro Rafael Pereira (AABLU-SC) correu nada menos do que cinco vezes a prova em 7.58 em 2022 em competições na Europa.
Nascido em Campinas, no dia 8 de outubro de 1995, Eduardo está muito confiante. “Estou muito bem preparado para o Mundial, treinando bem e estou conseguindo ótimos resultados nos treinos. Estou rápido e bem tecnicamente também”, comentou Eduardo, medalha de ouro nos 110 m com barreiras no Pan-Americano de Santiago.
A expectativa é de melhorar a sua marca. “Agora só acertar no momento, que é no Mundial. Eu e meu treinador (Katsuhico Nakaya) sabemos que posso correr bem abaixo dos 7.58”, disse o semifinalista no Mundial de Budapeste. “Até o ano passado não tinha expectativa nenhuma para os 60 m com barreiras até porque não tinha uma saída muito boa. Depois mudei meu jeito correr. Passei de 7 passos para 8 entre as barreiras. Tudo tem mudado e tenho conseguido ótimos resultados. Estou ansioso para ir à final e brigar por uma medalha.”
Semifinalista também no Mundial de Budapeste e bronze no Pan-Americano de Santiago, Rafael Pereira também está animado para competir em Glasgow. “Estou bem treinado e em boas condições para correr”, disse o atleta, nascido a 8 de abril de 1997, em Belo Horizonte.
Desde o início do ano, Rafael faz sua preparação no National Training Center, na cidade norte-americana de Clermont, na Flórida. Ele é companheiro de treinamento de Alison dos Santos, medalha de bronze nos 400 m com barreiras na Olimpíada de Tóquio-2021 e campeão mundial no Oregon-2022.
Os dois são orientados por Felipe de Siqueira da Silva. “O centro de treinamento é muito bom. Temos a companhia de alguns atletas europeus, que se juntaram a gente por aqui. Entre os que treinam aqui está o Noah Lyles”, disse Felipe, referindo ao velocista norte-americano, dono de cinco medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais.
O Brasil participará da 19ª edição do Mundial, com uma equipe de 20 atletas, sendo 11 mulheres e 9 homens. A delegação chegou nesta quarta-feira (28/2) a Glasgow e nesta quinta-feira fará o reconhecimento da pista oficial de competição.
Atletismo Brasil em Glasgow:
Chefe de Equipe - Maurren Higa Maggi (CBAt)
Delegado - Fernando dos Reis (CBAt)
Médica - Haydee Beatriz Zandona Soares (PR)
Fisioterapeuta - Raphael Henrique e Cruz (PR)
Massagista - Flora Cristina Ferreira da Silva (RJ)
Treinador-Chefe - Evandro Cassiano de Lazari (SP)
Treinadores - Darci Ferreira da Silva (SP), Tania Fernandes de Paula Moura (SP), Thiago Moraes de Melo (AM) e Wagner José Alberto Carvalho Domingos (SP)
Os atletas
Equipe Feminina
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) – 60 m
Vitória Cristina Rosa (Pinheiros-SP) – 60 m
Tiffani Marinho (Orcampi-SP) – 400 m
Tabata Vitorino de Carvalho (IABC/FMEBC-SC) – 400 m
Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM-PR) – 800 m
Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 800 m e 1.500 m
Ketiley Batista (ASPMP-SP) – 60 m com barreiras
Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) – 60 m com barreiras
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância
Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo
Equipe Masculina
Felipe Bardi (SESI-SP) – 60 m
Erik Cardoso (SESI-SP) – 60 m
Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) – 400 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) – 400 m
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) – 800 m
Rafael Pereira (AABLU-SC) – 60 m com barreiras
Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 60 m com barreiras
Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS) - salto triplo
Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG - arremesso do peso
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Os fundistas foram os melhores corredores do Brasil, ela campeã de área e geral da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio e ele bicampeão continental nos 21 km e o segundo melhor brasileiro na prova, atrás do queniano Nahason Kipsang
O campeonato será realizado dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro CAIXA, parceria da Yescom com a CBAt, e terá as disputas da milha, dos 5 km e da meia maratona; o Atletismo Brasil compete com 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) entre seis países
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028