Bragança Paulista – Apenas uma semana depois de conquistar a medalha de bronze nos 20 km do Grande Prêmio de Marcha Atlética da China, disputado na cidade de Taicang, Caio Bonfim (CASO-DF) está pronto para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, que será realizado domingo (10/3) na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil.
Ganhador do bronze no Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, Caio chegou à Sobradinho (DF), onde mora, somente na noite de terça-feira (5/3). Além do cansaço da viagem – cerca de 28 horas, incluído trechos de Brasília a São Paulo, com escala em Adis Abeba, na Etiópia e chegada em Xangai, na China, e depois duas horas de ônibus até Taicang -, ele teve de enfrentar a mudança de 11 horas de fuso horário. “Caio está acostumado com esses embates. Ele deve fazer uma boa prova, porque está bem treinado e estará recuperado no domingo”, disse a mãe e treinadora Gianetti Bonfim, que acompanhou o marchador na viagem para a China.
Em diversas oportunidades, o brasiliense, que completará 33 anos no dia 19 de março, disputou as provas dos 20 km e dos 35 km na mesma competição. “Lembro dos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, de 2022, quando ganhou a medalha de bronze nos 20 km e dois dias depois foi campeão dos 35”, disse Gia, como é conhecida desde o tempo que era marchadora. “A viagem para a China foi muito proveitosa. A prova foi boa, muito forte e bem organizada e o Caio obteve um bom resultado.”
Em Taicang, o atleta nascido em Brasília bateu o recorde brasileiro, com o tempo de 1:17:44. O anterior era dele mesmo, com 1:17:47, obtido na disputa do Mundial de Budapeste. Em 2023, ele foi campeão do Circuito Mundial de Marcha Atlética, que é a série ouro da World Athletics, e acabou eleito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) o melhor atleta do atletismo do ano.
Caio Bonfim está qualificado para a prova dos 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, quando deve disputar também a maratona de revezamento misto, nova prova de marcha atlética do programa olímpico. Já estão classificadas também para a Olimpíada Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Érica Sena (Pinheiros-SP).
O Brasil participará da competição deste domingo com 30 atletas – 15 mulheres e 15 homens -, equipe completa. O Sul-Americano é importante porque conta pontos para o Ranking Olímpico e é oportunidade de os brasileiros melhorem as suas colocações no Ranking Mundial, critério de convocação da seleção para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será disputado em Antalya, na Turquia, no dia 21 de abril.
Além de ter transmissão pela TV Atletismo Brasil pelo Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo, os fãs da modalidade podem assistir à competição no lugar das provas. A Arena Pernambuco fica na Avenida Deus é Fiel, 1, no bairro de Penedo, em São Lourenço da Mata, com ingresso gratuito.
PROGRAMA-HORÁRIO
6:00 – 35 km Feminino
6:10 – 35 km Masculino
6:15 – 20 km Feminino
6:20 – 20 km Masculino
7:45 – 10 km Feminino Sub-20
7:55 – 10 km Masculino Sub-20
8:10 – 10 km Masculino Sub-18
8:30 – 5 km Feminino Sub-18
O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e com apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.
Mais informações sobre a competição
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
O campeonato será realizado dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro CAIXA, parceria da Yescom com a CBAt, e terá as disputas da milha, dos 5 km e da meia maratona; o Atletismo Brasil compete com 19 atletas (9 mulheres e 10 homens) entre seis países
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028
Os dois foram ao pódio do Troféu Brasil de Atletismo, entre atletas mais velhos, e disputam os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai. O atletismo começa na segunda-feira, dia 18, e termina no dia 22