Bragança Paulista – O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), recebe neste sábado e domingo (23 e 24/3) duas competições: a Copa Brasil de Provas Combinadas e a Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo. Os dois eventos terão transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
As provas de decatlo (masculino) e heptatlo (feminino) estão divididas em quatro etapas (duas por dia). As Provas Combinadas serão abertas às 9 horas deste sábado (23/3) com a disputa dos 100 m do decatlo Adulto. Haverá provas também nas categorias Sub-20 e Sub-18.
Entre os destaques da competição estão o pernambucano José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, a carioca Tamara Alexandrino de Sousa e a catarinense Tainara Mees, os três são do Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia (MG).
Baloteli está empolgado na busca pela qualificação para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. Vai ser sua estreia no decatlo em 2024 e, este ano, em janeiro, ganhou a medalha de ouro no heptatlo do Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, com 5.741 pontos.
"A princípio quero utilizar a Copa Brasil para avaliação, pensando nas próximas grandes competições internacionais que terei pela frente", disse, referindo-se ao Multistars da Itália, nos dias 27 e 28 de abril, e ao Gotzis Hippomeeting, na Áustria, nos dias 18 e 19 de maio. "O objetivo é me manter entre os 24 primeiros no ranking e lutar pela participação nos Jogos de Paris", completou o ganhador da medalha de prata no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no ano passado.
Tamara Alexandrino comemora o fato de ter superado dois anos de lesão – fascite plantar nos dois pés. "Minha recuperação foi difícil pelo trabalho que tinha de ficar muitas horas em pé no restaurante, mas agora consegui me estruturar um pouco. E claro meu retorno com a treinadora Liliane lohmann facilitou. Ela me conhece muito", lembrou a atleta que tem o recorde pessoal no heptatlo de 6.040 pontos.
Já a jovem Tainara Mees, de 19 anos, tem um objetivo imediato. "A Copa Brasil não é a competição alvo, mas vai servir de termômetro para saber como eu estou neste início de temporada. Quem sabe possa buscar uma vaga para o Ibero-Americano", afirmou a atleta, referindo-se ao evento marcado para o período de 10 a 12 de maio, em Cuiabá (MT).
A competição recebeu a inscrição de 72 atletas, representando 28 clubes de 13 Estados.
No Meio Fundo e Fundo muitos atletas estão fora do Brasil, em treinos e competições nos Estados Unidos. Mesmo assim, o evento terá atrações como o gaúcho Guilherme Kurtz (Praia Clube/Exército/Futel-MG), inscrito nos 800 m e nos 1.500 m. Ele retornou ao Brasil na segunda-feira (18/3), depois de seis semanas de treinamento em altitude, na cidade colombiana de Paipa. "Estou bem e pretendo buscar as minhas melhores marcas pessoais em Bragança. Espero começar com tudo a temporada outdoor”, disse o atleta que representou o Brasil no Pan-Americano de Santiago.
No feminino, uma das atrações é a baiana Núbia de Oliveira Silva (Instituto EAF - Esporte Atenção e Formação-BA). Bicampeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, ela está inscrita nos 5.000 m e nos 10.000 m. "Meu objetivo é fazer ótimas provas e melhorar minhas marcas pessoais. Se conseguir, espero ficar bem posicionada no Ranking Brasileiro e tentar uma vaga para o Ibero-Americano", disse.
A competição terá duas etapas iniciadas no período da tarde. O evento será aberto com a final dos 3.000 m masculino da categoria Sub-20. Haverá disputas ainda no Sub-18 e Sub-20, além de Adultos.
A entrada é gratuita e os fãs do atletismo podem acompanhar no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, que fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), Bairro do Campo Novo.
Mais informações das provas combinadas
Mais informações do meio fundo e fundo
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Atletismo Brasil terá uma equipe forte na prova que será disputada dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste domingo (17/8) - Permit 21/2025, Selo Ouro; os países que estão inscritos são Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai.
A delegação está seguindo para o Paraguai - os embarques são escalonados - para a disputa que começa na segunda-feira e termina na sexta-feira (18 a 22/8). A modalidade tem um time forte para buscar pódios, vagas para o Pan de 2027 e já em preparação para Los Angeles 2028
Os dois foram ao pódio do Troféu Brasil de Atletismo, entre atletas mais velhos, e disputam os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai. O atletismo começa na segunda-feira, dia 18, e termina no dia 22
O Grande Prêmio Brasil de Atletismo integra o World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C) e será realizado no dia 24 de agosto. Paralelamente, também está marcado o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger (D)