Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo definiu e publicou, por meio da nota oficial 067/2024, os critérios para a convocação da seleção brasileira que vai ao Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20 de Lima, Peru, de 12 a 14 de julho. Serão convocados até 60 atletas, no máximo dois por prova.
Os critérios são os seguintes: o campeão de cada prova individual do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2024 - no caso de empate em primeiro, obrigatoriamente deverá ser feito o desempate; os 20 atletas melhores posicionados no Ranking Sul-Americano Sub-20 de 2024 até a 6ª sexta posição, no período de 1 de janeiro de 2024 até 9 de junho de 2024, considerando até dois atletas por país.
No caso de empate entre brasileiros no Ranking na mesma prova, será considerado para desempate o segundo melhor resultado do atleta e assim sucessivamente em caso de novos empates; se o empate ocorrer entre provas e ou gêneros diferentes, o desempate será feito pelo Scoring Tables of Athletics.
Os revezamentos serão compostos pelos convocados nas provas individuais conforme disponibilidade dos atletas e avaliação do treinador responsável. Casos omissos serão analisados e definidos pelo Departamento Técnico da CBAt. O manual técnico do evento ainda não foi fornecido e, portanto, os critérios poderão sofrer alterações.
O Campeonato Sul-Americano Sub-20 ganha ainda mais importância este ano porque é pré-Mundial da categoria. O Campeonato Mundial Sub-20 também será realizado em Lima, no Peru, de 26 a 31 de agosto. Os critérios de convocação, bem como a tabela de índices já estão publicados e podem ser consultados no site da CBAt na aba seleções. Em Cáli, na Colômbia, em 2022, o Brasil foi ao pódio do Mundial Sub-20 com a medalha de bronze de Gabriel Boza no salto em distância.
CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA O MUNDIAL SUB-20
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova