Bragança Paulista - O brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula (Runnezy) foi o vencedor da New Balance 24K Porto Alegre, com 2:13.11, neste domingo (28/4), na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além do troféu levou o prêmio de R$ 50 mil oferecido pelos organizadores da corrida. A prova recebeu o Permit nº 02/2024 e Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Permit da World Athletics. Na prova feminina, a vitória foi da queniana Viola Jelagat Kosgei, com 2:38.05.
Paulo Paula (ACORP/CG), natural de Irapuru, região de Presidente Prudente, interior de São Paulo, é um dos atletas brasileiros mais consistentes da maratona. Ele competiu o Mundial de Budapeste, na Hungria, em 2023, aos 44 anos (foi o segundo melhor do país na prova e fechou na 39ª colocação geral).
A expectativa dos organizadores era ver quebrado o tempo de Vanderlei Cordeiro de Lima, de 2:11.19, o brasileiro mais rápido em uma prova realizada em território nacional, mas o ritmo de Paulo caiu nos últimos quilômetros e a marca permaneceu intacta.
"É difícil se manter em uma prova sem um grupo forte na ponta. Não podia fazer um ritmo e não conseguir finalizar. Ali pelo quilômetro 40 comecei a sentir câimbra, mas deu tudo certo", disse Paulo Paula.
Mirela foi a melhor brasileira na prova e fez um bom duelo com Viola. "Estou começando 2024 muito bem, com a equipe APA Petrolina, meu treinador Marciano Barros. Em Sevilla, eu bati 2:35.44, meu recorde pessoal e pernambucano", disse Mirela, que estava buscando o índice olímpico, de 2:28.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova