Cuiabá - O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, de sexta-feira a domingo (10 a 12/5), na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), receberá 556 atletas de 24 países, muitos na corrida por vagas olímpicas, em busca de índices ou de pontos no Ranking Mundial. O objetivo de todos os atletas é estar da maior festa do mundo em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris - o atletismo na França será realizado de 1 a 11 de agosto.
O Ibero-Americano será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.
Os atletas estão atentos nas regras do Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos. O prazo final para a obtenção de índices, marcas mínimas fixadas pela World Athletics, é 30 de junho (veja tabela de índices).
Mas os atletas também podem se qualificar em virtude de sua posição no Ranking Mundial por pontos - há cotas (número de vagas) estabelecidas para cada prova. Para a maratona o prazo já acabou, para os 10.000 m, 20 km marcha atlética, provas combinadas e revezamentos é de 31/12/2022 a 30/6/2024 e as demais provas de 1/7/2023 a 30/6/2024.
Um total de 1.810 atletas competem em Paris no atletismo, 905 mulheres e 905 homens. Para eventos individuais, haverá um máximo de três atletas elegíveis por Comitê Olímpico Nacional, um time para cada revezamento por CON e um máximo de duas equipes na nova prova de marcha atlética maratona mista.
Até o momento, o Brasil tem 13 atletas qualificados por índices - Alison dos Santos e Matheus Lima têm índices nos 400 m e nos 400 m com barreiras. As últimas qualificações foram de Matheus Lima, nos 400 m com barreiras, e de Izabela Rodrigues da Silva, no lançamento do disco, no mês de abril.
Mas o Brasil obteve também mais duas vagas olímpicas para o País, com Caio Bonfim e Viviane Lyra na marcha atlética maratona mista no Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Antalya, Turquia, em abril, e com o 4x400 m - com Lucas Carvalho, Lucas Vilar, Vitor Hugo de Miranda e Matheus Lima -, no dia 5 de maio no Mundial de Revezamentos da Bahamas.
CONHEÇA O SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA
O Brasil recebeu quatro edições do Ibero em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como esta de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP). E o Ibero-Americano é realizado de dois em dois anos.
Confirmaram presença em Mato Grosso os seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova