Bragança Paulista - O jovem Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA - Atletismo Taubaté-SP), de 20 anos, foi indicado para integrar o programa Vivência Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A relação dos atletas comtemplados foi anunciada neste sábado (6/7), há 20 dias do início dos Jogos. Doze selecionados de diferentes modalidades - jovens com potencial de participação em futuras edições dos Jogos - foram selecionados.
Além de Thiago Resende, do atletismo, estão no programa: Ryan Kainalo, do surfe, Taiane Justino, levamento de pesos, Lucas Fonseca, vela, Celine Bispo, natação, Matheus Melecchi, águas abertas, Pedro Oliveira, vôlei de praia, Rebeca Lima, boxe, Yuri Guimarães, ginástica artística, Júlia Kudiess, vôlei, Kaillany Cardoso, judô, e Isabelle Estevez, tiro com arco. Os jovens vão vivenciar o clima olímpico com visitas à Vila dos atletas e instalações do Time Brasil, acompanhando as competições, palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.
Os atletas do Vivência Olímpica serão acompanhados por gestores da área de Ciência e Desenvolvimento Esportivo do COB. O primeiro grupo ficará em Paris de 27 de julho a 1 de agosto e o segundo de 2 a 7 de agosto.
Thiago Resende disputa os 110 metros com barreiras, prova que revela atletas no Brasil há algumas gerações. Eduardo de Deus e Raphael Pereira têm índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e nada menos do que cinco jovens atletas disputam posição na seleção que vai ao Mundial Sub-20 de Lima, no Peru, em agosto.
Thiago, que treina com Rodrigo Pereira dos Santos, foi semifinalista no Mundial Sub-20 de Cali 2023 e este ano competiu com os atletas da categoria adulta. Conquistou a medalha de prata no Troféu Brasil nos 110 m com barreiras (13.42), no dia 30 de junho, sua melhor marca pessoal; a de bronze no primeiro Grande Prêmio da sua carreira, em Cuiabá (MT), com 13.66 (0.0), e na sequência, a medalha de prata (13.88, -3.0) no GP de Niterói, no Rio, ambos em maio.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos