Capa

Exposição de objetos do atletismo está aberta ao público em Bragança Paulista

16.07.2024  |    515 visualizações

Troféus, cards, pôsteres, camisetas autografadas, pinturas a óleo de ídolos do atletismo medalhistas olímpicos, além de implementos usados nas disputas e uniforme da seleção podem ser vistos na mostra do Centro Cultural Prefeito Jesus Abid Cheddid, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, até dia 11/8

Bragança Paulista - A Exposição Atletismo Brasil - Momento Olímpico foi aberta nesta terça-feira (16/7) e vai até o dia 11 de agosto, no Centro Cultural Prefeito Jesus Abid Cheddid, em Bragança Paulista. A mostra, idealizada em parceria pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Prefeitura de Bragança Paulista, pode ser visitada de segunda e sexta-feira, das 8 às 18 horas (Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251, Centro, Bragança Paulista).

A exposição é composta por objetos como troféus conquistados pelo atletismo ao longo dos anos, cards, pôsteres e camisetas autografadas por atletas. Também traz quadros pintados a óleo do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva - ouro no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956 - e de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que conquistou duas medalhas olímpicas no salto triplo (Montreal-1976 e Moscou-1980) e foi recordista mundial no Pan da Cidade do México-1975.

A exposição também traz implementos usados nas provas do atletismo - disco, martelo, dardo, bastão e barreiras, recorte da borracha usada no piso da pista de atletismo na cor azul e uniformes que vestem os atletas nas competições.

Aberta ao público, aos fãs do atletismo - especialmente jovens -, é a primeira vez que um esporte olímpico, justamente que é o número 1 no programa da Olimpíada, entra no Centro Cultural para uma exposição desse tipo. "Divulgar ainda mais o atletismo na cidade é o nosso objetivo, que as pessoas reconheçam Bragança Paulista como capital nacional do atletismo", informou o colaborador da CBAt Celso Franco, idealizador da exposição há um ano e meio em parceria com o Centro Cultural.

A exposição foi inaugurada nesta terça-feira (16/7), por Lucia Regina de Oliveira Dorta, secretária municipal de Cultura e Turismo, André Luiz Azzi, chefe da Divisão de Turismo, e Claudio Castilho, diretor Executivo da CBAt e que será o chefe de Missão do Atletismo em Paris. Os Jogos Olímpicos começam oficialmente no dia 26 de julho, mas o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto, no Stade de France, para as provas de pista e campo, e no Trocadéro para as de rua.

A CBAt - que congrega 27 federações - está desde janeiro de 2019 na cidade de Bragança Paulista (SP), numa área de cerca de 81 mil metros quadrados no Bairro Campos Novos. Além da sede administrativa da CBAt, funciona no local o Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), grande orgulho da modalidade.

As competições de atletismo dos 66º Jogos Regionais na 4ª região do Estado de São Paulo serão realizadas na terça e quarta-feira (23 e 24/7) na pista do CNDA, em Bragança Paulista, o que deve atrair ainda mais pessoas interessadas em conhecer os objetos e a história da modalidade na Exposição Atletismo Brasil do Centro Cultural.

Programa olímpico do atletismo

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
05.08.2025

Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias

04.08.2025

A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial

03.08.2025

Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova

03.08.2025

A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos