Capa

Fórum dos profissionais do continente marca Dia do Treinador Sul-Americano

22.08.2024  |    297 visualizações

A data é comemorada em 22 de agosto, dia em que a brasileira Maurren Maggi ganhou ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim e é uma homenagem ao treinador Nélio Moura; evento, via, zoom, será sábado (24/8), às 19 horas (de Brasília)

A Associação Sul-Americana de Treinadores de Atletismo (ASEA, da sigla em espanhol) programou um Fórum com profissionais da área continental para comemorar o 22 de Agosto - Dia do Treinador de Atletismo Sul-Americano. O Dia do Treinador do Atletismo Sul-Americano é comemorado desde 2023 e a motivação são as duas medalhas de ouro olímpicas ganhas por atletas orientados pelo brasileiro Nélio Moura, a brasileira Maurren Maggi e o panamenho Irving Saladino no salto em distância, há exatamente 16 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

O Forum será realizado neste sábado, às 19 horas (horário de Brasília), via zoom. Os treinadores, bem como atletas e pessoas ligadas a comunidade do atletismo latino-americano podem acompanhar o evento, via zoom. A informação sobre como acessar o zoom está no site da Atletismo Sul-Americano (www.atletismosudamericano.com). 

Serão ministrantes no Forum a treinadora Emperatriz González Henao, da Colômbia, e os treinadores Nélio Moura, do Brasil, José Luis Martínez, da Espanha e Oscar Gadea, do Uruguai.

"Será um evento fácil de acompanhar, uma conversa simples, para juntar os treinadores sul-americanos e marcar a data", afirmou Nélio Moura que no fim de semana acompanhou o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista. "É um grande orgulho representarmos, de alguma maneira, aos valorosos treinadores e treinadoras de nosso continente."

No dia 22 de agosto de 2008, Maurren conquistou o ouro, com a marca de 7,04 m, no primeiro salto dos seis a que tinha direito. E teve de assistir as adversárias – a russa Tatiana Lebedeva saltou seis vezes, mas só chegou a 7,03 m. “A memória mais forte que tenho daquele dia é do placar e que ela tinha saltado 1 cm a menos. Foi o momento mais importante da minha vida”, declarou Mauren para registros históricos da imprensa brasileira. 

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
02.08.2025

Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

02.08.2025

Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto

02.08.2025

A velocista de Macaé melhorou sua marca nos 200 m e avançou a final em segundo lugar na semifinal deste sábado (2/8), atrás de Ana Azevedo que correrá pelo bicampeonato brasileiro

01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )