A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização do Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor, para o dia 1 de fevereiro de 2025, em Bragança Paulista, São Paulo. A competição será realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antonio Franco de Lima, s/n - Campo Novo).
Os clubes podem realizar a pré-inscrição dos seus atletas, a partir desta segunda-feira (6/1) e até o dia 15 de janeiro, pelo link: https://sge.cbat.org.br/inscrição/evento.
Os atletas que estiverem com inscrição vencida ou a vencer até o dia da competição não contarão no sistema de inscrições. O clube pode entrar em contato com sua Federação para a renovação da inscrição.
No dia 16 de janeiro de 2025, a CBAt informará a lista de atletas participantes, respeitando as cotas para o evento e a ordem do Ranking, conforme regulamento (publicado pela Nota Oficial 001/2025).
As provas, com as respectivas cotas de participantes, que pontuarão como categoria D no Ranking da World Athletics: 60 m - 24 atletas; 60 m com barreiras - 24 atletas; saltos em distância, altura, triplo e com vara - 12 atletas cada; arremesso do peso - 12 atletas; 400 m e 800 m - 24 atletas cada; 1.500 m - 30 atletas e 3.000 m - 19 atletas.
Embora no Brasil seja verão, o campeonato se insere no calendário das competições indoor, realizadas durante o inverno no Hemisfério Norte - a única pista indoor oficial na América do Sul fica em Cochabamba, na Bolívia, onde será realizado o Campeonato Sul-Americano, dias 22 e 23 de fevereiro.
O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing (China) e o prazo dado aos brasileiros interessados para se manifestarem em pré-inscrição termina nesta segunda-feira (6/1).
Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, criada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025.
SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL INDOOR
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo