O 15º Camping Nacional Cria Lavras de Atletismo, na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, teve início nesta segunda-feira (13/1) e prossegue até sábado (18/1), recebendo 130 atletas de vários Estados, de iniciantes, a partir dos 10 anos, a atletas olímpicos - estão presentes os saltadores Thiago Moura (EC Pinheiros-SP), do salto em altura, e Alexsandro Melo, o Bolt (Praia Clube-Exército-Futel-MG), dos saltos triplo e em distância.
O Camping CRIA Lavras, um dos mais tradicionais do atletismo brasileiro, tem chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), apoio da Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Lavras, Loterias Caixa e Federação Mineira de Atletismo.
Serão duas etapas de treinamento diárias e palestras na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais). Aberto a todas as provas, tem a coordenação de Pablo Ramon Domingos, também organizador, e participação do treinador Neilton Moura, integrante do Conselho Técnico da CBAt.
Neilton é fundador do Camping, juntamente com Fernando Roberto de Oliveira, professor-doutor e treinador falecido em 2019, vítima de AVC. Fernando coordenava as atividades com a preocupação de os atletas terem acesso ao esporte, mas também aos estudos, à universidade e a uma vida pós-carreira nas pistas e campo.
"O Camping teve início na segunda-feira, com atletas e treinadores de várias cidades. Estão presentes também vários profissionais, como o Eduardo Mederdrut, de São Paulo, Josi, Rodrigo e Luiz C., treinadores de Pindamonhangaba, atletas de 10 anos a olímpicos", relata Neílton.
O presidente da CBAt Wlamir Motta Campos está em Lavras para prestigiar o Camping em homenagem ao trabalho e à memória de Fernando de Oliveira. "Um projeto de inclusão e transformação social. Aqui temos crianças a partir dos 7 anos e atletas olímpicos, todos aprendendo e ensinando. Meus agradecimentos a Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Lavras, Loterias Caixa e Federação Mineira de Atletismo", disse Wlamir, nas redes sociais.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo