Capa

Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética reúne 39 árbitros

28.01.2025  |    304 visualizações

O evento, realizado em São Bernardo do Campo, São Paulo, numa parceria da Federação Paulista de Atletismo e CBAt, teve a participação de 39 árbitros, de 7 Estados e mais o Distrito Federal que puderam simular o julgamento de marchadores em competição

Um Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética, que também aponta para o desenvolvimento da prova após o sucesso do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi realizado dias 25 e 26 em São Bernardo do Campo, São Paulo, promovido pela Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ministrado pelo professor Nilton César Ferst, árbitro internacional (World Athletics - categoria Gold).

O Atletismo Brasil teve equipe olímpica completa, com seis atletas (três homens e três mulheres), e a conquista da inédita medalha de prata de Caio Bonfim nos 20 km nos Jogos de Paris. 

O curso promovido na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, São Paulo, com aulas teóricas e práticas reuniu 39 árbitros de 7 Estados - Goiânia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo - e mais o Distrito Federal. A estrutura, alimentação e hospedagem foi oferecida pela FPA no próprio local.

O curso explorou toda a Regra Técnica 54, que trata sobre a Marcha Atlética e vários vídeos foram utilizados para uma melhor compreensão e entendimento da prova. Os conceitos foram aplicados na prática, com a participação de atletas marchando e os árbitros simulando o julgamento de uma prova oficial.

"O curso foi fantástico, pois contou com a representatividade de árbitros interessados no julgamento da prova e de vários Estados. A proposta é de capacitar mais árbitros brasileiros para a prova, oferecer momentos de discussão e interpretação das regras. O momento prático também foi importante para eles visualizarem atletas marchando”, avaliou Nilton César Ferst, que tem grande vivência na área e ministrou o curso.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)

19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo