Ana Carolina de Jesus Azevedo (EC Pinheiros-SP) e Thiago Prata Gobatti (Associação Ferroviária de Esportes-SP) foram os campeões dos 60 metros rasos, a prova mais rápida do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D), neste sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo.
No Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, Ana Azevedo conquistou o primeiro lugar nos 60 m com 7.19 (1.5), com Lorraine Martins em segundo (7.32) e Vitória Rosa em terceiro (7.44). O trio é do EC Pinheiros-SP.
A atleta olímpica Ana Azevedo ficou muito perto do índice para o Mundial Indoor de Nanjing, China (7.15), que será realizado em março, e do recorde brasileiro (7.14). "Eu gostei da prova, meu primeiro 60 metros do ano. E foi o meu PB (personal best). Sei que posso melhorar, ajeitar algumas coisas fazendo o índice e o recorde", disse Ana, que quer ir ao Sul-Americano Indoor de Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro, e também ao Mundial Indoor, em março - vai buscar qualificação. "Vamos brigar por todas as competições", comentou.
A atleta também já está pensando nos índices dos 100 m e 200 m para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, ao ar livre, em setembro. "Eu vou estar na corrida de pontos pelo Ranking, mas claro que a gente sempre quer o índice." Ana treina com Katsuhico Nakaya, que se recupera de um problema de saúde, mas está na ativa, orientando os treinamentos.
Thiago Gobatti surpreendeu diante de adversários favoritos e venceu com 6.60 (1.7). Explicou que por causa de uma lesão estava treinando, desde novembro, para os 60 m. "Fiz uma preparação específica para essa prova e deu certo. Eu tinha de treinar num volume mais baixo. Sabia que os meninos do SESI estão num período de base e resolvi aproveitar isso, não esperava um resultado tão cedo", comentou Gobatti que registrou, minuciosamente, toda a preparação - treinos, descanso, alimentação, ajustes, ajuda psicológica etc - em seu instagram.
Vinícius Rocha Moraes (Pindamonhangaba - ASPMP) foi o segundo colocado com 6.65 (1.7) e Lucas Vilas (SESI-SP) o terceiro com 6.66.
William Venâncio fez sua melhor marca pessoal - 20,63 m - para ficar com a medalha de ouro no arremesso do peso. Welington Silva Morais (EC Pinheiros-SP), Maranhão, não repetiu a marca de sua estreia na temporada (20,64 m) e ficou em segundo (20,03 m), com Thiago Nogueira Alves (ADC São Bernardo-SP) em terceiro (17,25 m).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo