Capa

Camping de Treinamento reunirá jovens atletas e seus treinadores em Bragança Paulista

18.02.2025  |    574 visualizações

O objetivo é dar oportunidade de desenvolvimento para talentos com Aulas e Rodas de Conversa, Psicologia do Esporte, Avaliações de Fisioterapia, Conversa com Ídolo - Mauro Vinícius, o Duda - e Atividades Práticas, de 20 a 23/2, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará, de quinta a domingo (20 a 23/2), o Camping de Treinamento para Jovens Atletas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Os ministrantes são Pablo Ramon Domingos, Kiyoshi Takahashi, Julián Baloy, Edemar Alves dos Santos e Pedro da Silva Vilela Arid, coordenador da atividade. Participarão nove atletas e seus treinadores.

A abertura, que será realizada nesta quinta-feira (20/2) terá a participação dos ministrantes e da equipe multidisciplinar, assim como orientação a respeito da programação e atividades a serem desenvolvidas.

As Aulas e Rodas de Conversa abordarão tópicos específicos do treinamento esportivo, como planejamento e organização e treinamento a longo prazo, proporcionando trocas de experiência entre os participantes.

O programa também prevê palestra de Psicologia do Esporte, com temas como preparação mental, voltado para atletas, e comunicação com o atleta, aos treinadores. 

Na área de fisioterapia serão feitas avaliações funcionais e antropométricas dos atletas. O objetivo é oferecer recursos e ferramentas para o trabalho do treinador e na prevenção de lesões.

A Conversa com o Ídolo do Atletismo é motivacional e quem vai interagir com os jovens atletas é Mauro Vinícius Hilário da Silva, o Duda, de 38 anos, atleta olímpico e bicampeão mundial indoor do salto em distância, que migrou do futebol para o atletismo no início de sua carreira.

As Atividades Práticas visam a abordagem de aspectos técnicos e físicos do treinamento em atletismo, seja de forma conjunta ou específica para a prova de cada atleta participante.

Durante os Jogos da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em João Pessoa, Paraíba, no fim de 2024, dois observadores do Atletismo Brasil tiveram a função de acompanhar e gerar informações. Atletas que demonstram grande potencial de desenvolvimento, assim como seus treinadores, foram indicados para o Camping de Treinamento.

Participantes do Camping

Davi de Souza de Lima - salto triplo - Instituto Vicente Lenílson - IVL (MT)
Francisco Paulo Barbosa Petri - lançamento do dardo - Associação Marcelândiense de Atletismo (MT)
Guilherme da Silva Izidoro - saltro triplo - Instituto do Atletismo de Foz Do Iguaçu (PR)
Hakelly de Souza Maximiano da Silva - 100 m e 200 m - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD (RJ)
Karine Estefane Martins - salto triplo e salto em distância - Associação Corville de Atletismo (SC)
Kevin Tobias Aguero - 400 m - Associação Pontaporanense Esporte e Vida - A.P.E.V. (MS)
Lucas Max Barros Pinheiro - salto em altura - Círculo dos Pais dos Alunos do Colégio Militar de Manaus (AM)
Maria Clara Vieira de Oliveira - salto em altura e salto em distância - Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Desportivo (RJ)
Sascha dos Santos - salto em distância - Associação de Atletas Corredores de Natividade (RJ)

Treinadores
Vicente Lenilson de Lima - Instituto Vicente Lenilson - IVL (MT)
Rogerio dos Santos - Associação Marcelândiense de Atletismo (MT)
Marcilene Marcis Muniz dos Santos - Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (PR)
Hiller Franco Entringer - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD (RJ)
João Carlos dos Santos - Associação Corville de Atletismo (SC)
Fredy Salomao Miranda - Associação Pontaporanense Esporte e Vida - A.P.E.V. (MS)
Ormandino Rodrigues Barcelos - Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento SócioCultural e Desportivo (RJ)
Antônio Carlos dos Santos Silva - Associação de Atletas Corredores de Natividade (RJ)

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)

19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo

17.07.2025

É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo