Capa

A velocista Hakelly e o arremessador Alessandro levam Prêmio Jovem Revelação

22.03.2025  |    432 visualizações

Os jovens atletas foram os mais votados pelo Júri Técnico

A velocista Hakelly Souza Maximiano da Silva e o arremessador Alessandro Borges Soares foram os dois vencedores na categoria Jovem Revelação Melhor Atleta Jovem Revelação do 4º Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo. Ambos receberam os seus troféus em cerimônia realizada a noite deste domingo (23/3), em São Paulo. 

Essa categoria do Prêmio reconhece os jovens atletas que integraram seleções no Mundial Sub-20 e nos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-20. E ainda que figuraram entre os mais eficientes nos Campeonatos Brasileiros Sub-20, Sub-18 e Sub-16.

No naipe feminino a competitividade impressionou: 28 atletas obtiveram votos e Hakelly Souza Maxiamiano venceu com 22,39% dos votos. E a competitividade se confirma pelo empate entre a segunda, terceira e quarta colocadas: Julia Aparecida Rocha Ribeiro, Luise Rosa Braga e Viviany Almeida de Lima, todas com 7,46%.

Hakelly, menina de Macaé, Rio de Janeiro, nasceu para o atletismo no projeto Associação Esportiva Cidadania e Dignidade, coordenado pelo treinador Hiller Franco Entringer. Tinha 15 anos, até outubro de 2024, tem 16 anos agora, e conquistou cinco títulos brasileiros nas categorias sub-23, sub-20 e sub-18, nos 100 m ou nos 200 m. Foi campeã dos 100 m nos Jogos da Juventude, foi ao Mundial sub-20, ao Sul-Americano sub-18 e a Gymnasíade. 

Hakelly gosta de ‘bater as asas’ – esticar os braços para comemorar as vitórias – e diz que esse movimento é um símbolo que interpreta uma frase do seu treinador "Vou menina", uma forma de expressar que a velocista tem talento e pode ir longe com o desenvolvimento, trabalho e resiliência.

"Foi a realização de um sonho estar aqui, com pouco tempo de treino, pouca experiência. Incrível! Um ano de sonhos realizados", disse Hakelly.

No naipe masculino, os três mais votados pelo Júri Técnico foram Alessandro Borges Soares (15,94%), Arthur Monteiro Curvo (8,7%) e Alberto Rodrigues dos Santos (5,8%). Um total de 33 atletas receberam votos, o que confirma o desenvolvimento do Atletismo Brasil. 

Alessandro nasceu no projeto de base da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba e treina com Andrea Maria Pereira Britto. A Andrea foi atleta de sucesso no arremesso do peso e no lançamento do disco. Aos 17 anos, agora no Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais, Alessandro arrasou em 2024. Foi campeão sul-americano Sub-18 e Sub-20, campeão brasileiro Sub-18 e Sub-20, no arremesso do peso e campeão brasileiro Sub-18 no lançamento do disco.

"Quero fazer um agradecimento muito especial a minha técnica Andrea Pereira Brito. Espero que ouçam muito o meu nome para Los Angeles-2028", disse Alessandro.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e dois recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, e o revezamento 4x100 m masculino

17.07.2025

É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo

16.07.2025

Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial

16.07.2025

Naquela edição, Fabiana conquistou o recorde sul-americano (4,87 m) e Joana fez o índice olímpico para o Rio (4,50 m); agora, o destaque é Juliana Campos, que fez o índice para o Mundial do Japão (4,73 m) e disputa o Troféu Brasil, em São Paulo, em 31 de julho