O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo reunirá, de sexta-feira a domingo (28 a 31/3), atletas federados e universitários, em Bragança Paulista, São Paulo. A competição também é mais uma oportunidade de os atletas testarem suas preparações visando o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Os três dias de disputas, com seis etapas, duas por dia, pela manhã e a tarde, serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil, no Youtube.
A competição abre às 6 horas desta sexta-feira (28/3), com a disputa dos 20.000 m marcha atlética feminina. E fecha no domingo (30/3), às 18:10, após a disputa do revezamento 4x400 m masculino (final por tempo). Será realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), com entrada franca para o público. E todos os resultados estarão disponíveis no site da CBAt.
A Confederação Brasileira de Atletismo recebeu a inscrição de 788 atletas federados (295 mulheres e 493 homens) e de 255 universitários (117 mulheres e 138 homens) para esta 4ª edição do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Luiz Maurício Dias da Silva, que colocou o Brasil numa final olímpica do lançamento do dardo após 92 anos e com recorde sul-americano (85,91 m), faz sua primeira competição do ano no Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O lançador de Juiz de Fora (MG) será uma das atrações em Bragança Paulista e vem com o objetivo de obter boa marca para um começo de temporada - em 2024 lançou 76,63 m no primeiro desafio do ano.
"É a competição de volta, de entrada na temporada 2025. O nosso objetivo é entrar, competir bem e conseguir algo próximo da marca que ele conquistou no início da última temporada. É importante iniciar para que a gente possa avaliar e seguir desenvolvendo o trabalho para as próximas competições", disse o treinador Fernando Barbosa de Oliveira, que trabalha com Luiz Maurício.
O Pinheiros, de São Paulo, foi o campeão do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo de 2024, com 268 pontos - venceu também no naipe feminino (155 pontos) e ficou em segundo no masculino (113). O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlandia (MG), foi o vice-campeão, com 235 pontos, e o campeão na categoria masculina (185 pontos). O ADC São Bernardo ficou em terceiro lugar no pódio da competição (129 pontos).
Entre as Universidades o destaque a UEM, de Maringá, Paraná, foi a campeã geral (613,5 pontos) e também no feminino (298) e masculino (315,5). A Medicina Einstein, de São Paulo, foi a vice-campeã (140,5 pontos) e a Medicina Mogi a terceira colocada (120 pontos).
O estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), casa da CBAt, fica localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, Campo Novo, Bragança Paulista, São Paulo, e a entrada é franca.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo
Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial
Naquela edição, Fabiana conquistou o recorde sul-americano (4,87 m) e Joana fez o índice olímpico para o Rio (4,50 m); agora, o destaque é Juliana Campos, que fez o índice para o Mundial do Japão (4,73 m) e disputa o Troféu Brasil, em São Paulo, em 31 de julho
Após dois dias reunidos para treinar e conversar sobre temas relevantes - psicologia, antidopagem, esporte seguro, transição de carreira e media trainning - a seleção já está no Paraguai para a disputa da competição de países de língua portuguesa e espanhola (19 e 20/7)