Capa

Atletismo Brasil disputa Mundial de Revezamentos de Guangzhou no fim de semana

08.05.2025  |    636 visualizações

O Mundial será sábado e domingo (7 e 8/5) e nele estarão em disputa 14 vagas para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, em setembro. O SporTV 2 anunciou a transmissão do evento ao vivo, a partir das 8 horas (de Brasília)

O Atletismo Brasil disputa o 7º Mundial de Revezamentos de Guangzhou 2025, cidade chinesa que vai receber os melhores velocistas do mundo, neste sábado e domingo (10 e 11/5). O time Atletismo Brasil vai brigar por qualificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro - 14 vagas estarão em disputa no fim de semana numa competição de altíssimo nível.

O SporTV 2 anunciou a transmissão do Mundial ao vivo, no sábado e domingo, a partir das 8 horas (horário de Brasília), com comentários dos velocistas medalhistas olímpicos com os revezamentos 4x100 m Arnaldo de Oliveira (Atlanta 1996) e Rosângela Santos (Pequim 2008).

Estão inscritos 730 atletas (405 homens e 324 mulheres) de 43 federações do mundo. O Brasil, com 18 atletas (12 homens e 6 mulheres), disputará os revezamentos 4x100 m masculino, 4x400 m masculino e feminino e 4x400 m misto. 

Atletismo Brasil no Mundial de Guangzhou
Atletas
4x100 m Masculino
Felipe Bardi (SESI-SP)
Erik Cardoso (SESI-SP)
Vinicius Rocha Moraes (ASPMP-SP)
Hygor Gabriel Bezerra Borges Soares (Projeto Atletismo Campeão-PE)
Rodrigo Pereira do Nascimento (EC Pinheiros-SP)
Vitor Hugo Mourão dos Santos (AD Centro Olímpico-SP)
4x400 m Feminino
Jaíny Suelen dos Santos Barreto (IEMA-SP)
Tiffani Beatriz Marinho (ORCAMPI-SP)
Anny Caroline de Bassi (IABC/FMEBC-SC)
Érica Geni Barbosa Cavalheiro (Instituto Foz-IAFI-PR)
Rita de Cassia Ferreira Silva (EC Pinheiros-SP)
Leticia Maria Nonato Lima (Praia Clube-CEMIG-Exército- Futel-MG)
4x400 m Masculino
Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros)
Vinicius Moura Galeno (CASO-DF)
Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP)
Jadson Erik Soares de Lima (EC Pinheiros-SP)
Tiago Lemes da Silva (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Elias Oliveira dos Santos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Oficiais
Delegada CBAt - Joana Costa Ribeiro (CBAt-SP)
Médico - Warlindo Carneiro da Silva Neto (SP)
Fisioterapeuta - Raphael Henrique e Cruz  (Instituto Paranaense de Esporte e Cultura -PR)
Massoterapeuta - Flora Cristina Ferreira da Silva (RJ)
Treinador-Chefe - Sanderlei Claro Parrela SP (EC Pinheiros-SP)
Treinadores
Darci Ferreira da Silva (SESI-SP)
Evandro Cassiano de Lázari (ORCAMPI-SP)

VAGAS PARA O MUNDIAL - As 14 melhores equipes em cada uma das provas dos revezamentos 4x100 m e 4x400 m masculino e feminino, além do revezamento 4x400 m misto, garantirão vagas no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio. As duas vagas restantes (ao todo são 16) em cada revezamento serão definidas pela Top List - a lista dos melhores colocados durante o período de 25 de fevereiro de 2024 a 24 de agosto de 2025.

As vagas para Tóquio estarão em disputa nos dois dias de competição em Guangzhou (10 e 11/5). No sábado (10/5), as duas melhores equipes de cada uma das quatro eliminatórias (oito equipes) avançam para a final do domingo (11/5) e garantem também classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio.

Na final do segundo dia, domingo (11/5), essas equipes competem por premiação em dinheiro e para obter posições preferenciais de classificação nas raias do Campeonato Mundial.

Todas as outras equipes competem no segundo dia, em rodada adicional - as três melhores equipes de cada uma das duas séries (seis times) também se classificam para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio.

https://worldathletics.org/competitions/world-athletics-relays/guangzhou25

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
14.07.2025

Nos 10 km os campeões foram a atleta olímpica Tatiane Raquel da Silva e Wallace Evangelista Caldas; as duas corridas têm Selo Prata e Permit CBAt

13.07.2025

A atleta saltou 4,73 m no Campeonato Nacional de Clubes de Portugal - 2ª Divisão, neste domingo (13/7), para assegurar o índice fixado pela World Athletics e garantir presença na seleção do Atletismo Brasil que disputa a competição mais importante do ano em Tóquio (JAP), em setembro

10.07.2025

O Atletismo Brasil integra a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 55 atletas e 13 oficiais - dentre eles 10 treinadores - que vai ao Paraguai para brigar por pódios, vagas no Pan de Lima em 2027 e por preparação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

09.07.2025

Voto de louvor a atleta que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, apresentado pela senadora Leila Barros foi aprovado nesta quarta-feira (9/7), em Brasília; segunda negra do Brasil a competir em uma Olímpiada - Helsinque-1952 -, era companheira de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo FC