Susany Perardt é um dos destaques do 2º Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado sexta-feira e sábado (6 e 7/6), no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Susany foi campeã brasileira de corrida em trilha e montanha na categoria Long Trail na primeira edição do torneio, em Caparaó (MG), em 2024 - comemorou o seu resultado sub-12 horas nos 80 km (11:55.05). Também conquistou a medalha de bronze (3ª geral feminina) no Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha 2024, realizado na Argentina.
Susany (Associação Abada Capoeira do Estado de Santa Catarina-SC), nasceu em Angelina, Santa Catarina, vive na capital do Estado, Florianópolis, tem 36 anos, é atleta amadora, funcionária da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. No cotidiano, divide o seu tempo entre o trabalho e os treinos em trilhas e montanhas das cidades de Palhoça e Florianópolis.
"Eu tenho boas expectativas para a prova. Já conheço o Parque de Itatiaia, treinei lá e no ano passado fiz a prova de 64 km da Evolution. É um percurso duro, mas lembra os percursos da Europa, é muito lindo. Da trilha, se vê o Pico das Agulhas Negras (ponto culminante), é maravilhoso! Me apaixonei pelo percurso, tem partes técnicas, mas cerca de 70% é parte de corrida, não é tão travado", comentou Susany. Ela foi vice-campeã da Evolution Itatiaia 64 Km (2024).
O parque de Itatiaia é uma importante Unidade de Conservação Ambiental do Brasil, localizado na Serra da Mantiqueira - tem altitudes entre 600 e 2.791 metros e o relevo é formado por montanhas e elevações rochosas.
"Venho fazendo um bom volume de treinos. É torcer para estar um bom dia sem chuva - acho que estará frio porque a prova é noturna. A expectativa é finalizar bem, um bom resultado vai ser consequência", completou Susany, inscrita para correr o Long Trail.
A atleta tem resultados significativos em provas importantes: bicampeã da Ultra Maratona dos Perdidos 50 km (2022-2023); bicampeã e recordista da Rio do Rastro Marathon (2024-2025); campeã e recordista dos 80 km da Indomit Pedra do Baú (2024); melhor brasileira e sul-americana na UTMB Mont Blanc Chamonix 2024; e campeã Atleta DNA 2025 na Jaraguá Sky.
O Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha recebeu a inscrição de 102 atletas, de 37 clubes e 9 Estados (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Mais 750 atletas de várias partes do Brasil disputam também o Evolution Itatiaia National Park juntamente com o Brasileiro.
As provas do Campeonato Brasileiro de Trilha e Montanha:
Long Trail 100 km 4.900 m d+ (a partir de 20 anos)
Short Trail 46,2 km 1.960 m d+ (a partir de 20 anos)
Classic 12,4 km 520 m d+ (a partir de 18 anos)
Uphill 5 km 1.000 m d+ (a partir de 16 anos)
Junior 7 km 220 m d+ (de 16 anos até 19 anos)
O 2º Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida de Trilha e Montanha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com organização e apoio da Evolution Itatiaia National Park e da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A atleta saltou 4,73 m no Campeonato Nacional de Clubes de Portugal - 2ª Divisão, neste domingo (13/7), para assegurar o índice fixado pela World Athletics e garantir presença na seleção do Atletismo Brasil que disputa a competição mais importante do ano em Tóquio (JAP), em setembro
O Atletismo Brasil integra a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 55 atletas e 13 oficiais - dentre eles 10 treinadores - que vai ao Paraguai para brigar por pódios, vagas no Pan de Lima em 2027 e por preparação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
Voto de louvor a atleta que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, apresentado pela senadora Leila Barros foi aprovado nesta quarta-feira (9/7), em Brasília; segunda negra do Brasil a competir em uma Olímpiada - Helsinque-1952 -, era companheira de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo FC
A equipe