A Federação Capixaba de Atletismo (FECAt) publicou o Guia de Atletismo - Modelo de Desenvolvimento no Espírito Santo, destinado a professores de escolas, treinadores, profissionais que atuam em projetos sociais e em todos os segmentos, no Estado e no Brasil.
A primeira remessa será distribuída, a partir desta semana (10 a 15/6), aos professores que disputam os Jogos Escolares do Espírito Santo - a iniciação ao esporte é um dos temas da publicação. A FECAt também disponibiliza a versão digital para toda a comunidade atlética.
GUIA DE ATLETISMO - MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO
Em 76 páginas, o Guia traz os seguintes capítulos: Introdução, Etapas de Desenvolvimento, Iniciação ao Esporte (Habilidades), Provas Múltiplas, Grupo de Provas, Especialização, Avaliação, Considerações e Bibliografia.
"Haviam muitos professores de escolas, treinadores, professores- treinadores de projetos sociais que sentiam falta de documentos que, de alguma forma, resumissem o todo sobre o atletismo. Em conversa com o então presidente da Federação (André Schieck) e em transição com o atual (Diogo Mello), a ideia foi a de construir algo didático e diante da nossa realidade do Espírito Santo, que não é tão distinta do restante do Brasil", explica Felipe Moreira de Carvalho, diretor Técnico da Fecat e editor da publicação.
"Que este material sirva de referência para que o conhecimento seja compartilhado, transformando os desafios esportivos em novas possibilidades para o desenvolvimento de atletas a longo prazo", afirma André Schieck.
"O Guia é um material prático e não para ficar guardado na estante", observa Felipe. "No atletismo a gente tem um campo de jogo muito dispendioso. Então muitos projetos são feitos em pistas de brita, em espaços de gramado ou mesmo em escolas e daí, desses espaços não convencionais, saem diversos talentos", acrescenta Felipe.
Além de distribuir exemplares da publicação para os professores durante os Jogos Escolares do Espírito Santo, gratuitamente, a FECAt fará ampla divulgação do trabalho disponível em PDF em seu site (https://atletismofecat.org.br/noticia.php?&id=36). As informações serão divulgadas nas redes sociais, instagram e no facebook.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A atleta saltou 4,73 m no Campeonato Nacional de Clubes de Portugal - 2ª Divisão, neste domingo (13/7), para assegurar o índice fixado pela World Athletics e garantir presença na seleção do Atletismo Brasil que disputa a competição mais importante do ano em Tóquio (JAP), em setembro
O Atletismo Brasil integra a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 55 atletas e 13 oficiais - dentre eles 10 treinadores - que vai ao Paraguai para brigar por pódios, vagas no Pan de Lima em 2027 e por preparação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
Voto de louvor a atleta que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, apresentado pela senadora Leila Barros foi aprovado nesta quarta-feira (9/7), em Brasília; segunda negra do Brasil a competir em uma Olímpiada - Helsinque-1952 -, era companheira de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo FC
A equipe