Faltam 30 dias para o maior encontro da elite nacional e será em São Paulo, pela segunda vez consecutiva, reunindo atletas olímpicos e paralímpicos sob o slogan #somosatletismo. O 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025 será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (CTPB), com acesso pela Rodovia Imigrantes, km 11,5, Vila Guarani.
A entrada para o público é gratuita e as oito etapas, duas por dia, serão transmitidas ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico. O programa horário e o Manual Técnico detalhado com todas as informações necessárias sobre o funcionamento do local e a dinâmica da competição, já estão disponíveis.
Os 20.000 m da marcha atlética em pista, às 7 horas do dia 31 de julho, uma quinta-feira, abrem a competição - a prova, nos 20 km de rua, é a que consagrou Caio Bonfim nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e poderá ser assistida em São Paulo gratuitamente - o brasiliense é também o recordista sul-americano em pista. A cerimônia de abertura está marcada para às 14 horas do primeiro dia do evento (31/7).
As duas últimas provas do programa serão os revezamentos 4x400 m, feminino às 16:20, e masculino às 16:45, no domingo (3/8), quando também serão premiados os clubes vencedores.
E para os olímpicos uma atração a mais será a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro. A expectativa é de que o CTPB receba um número expressivo de atletas e paratletas e muita competitividade nas disputas. No total, competiram no ano passado 771 atletas (319 no feminino e 452 no masculino), sendo 66 atletas paralímpicos.
É o segundo ano consecutivo em que a parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a CBAt trazem o Troféu Brasil para São Paulo, com as seguintes provas paralímpicas: 100 m, 400 m, 1.500 m e 5.000 m; lançamentos do disco e do dardo e arremesso do peso para andantes e cadeirantes; e salto em distância, todas no feminino e masculino.
O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi eneacampeão do Troféu Brasil em 2024. O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (MG), foi vice-campeão brasileiro e a Orcampi, de Campinas (SP), a terceira colocada.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil integra a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 55 atletas e 13 oficiais - dentre eles 10 treinadores - que vai ao Paraguai para brigar por pódios, vagas no Pan de Lima em 2027 e por preparação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
Voto de louvor a atleta que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, apresentado pela senadora Leila Barros foi aprovado nesta quarta-feira (9/7), em Brasília; segunda negra do Brasil a competir em uma Olímpiada - Helsinque-1952 -, era companheira de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo FC
A equipe
O salto com vara é uma prova que chama a atenção do público pela beleza e será realizado logo no primeiro dia de disputas, em 31 de julho, quinta-feira, com entrada gratuita na pista do CPB (Km 11,5 da Imigrantes, Vila Guarani); é a segunda atleta do país a saltar tão alto na história