A parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) terá mais um momento de festa e confraternização: o 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será realizado de quinta-feira a domingo (31 de julho a 3 de agosto) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
É a segunda vez consecutiva que a pista do CTPB recebe o maior campeonato de clubes da América Latina, na edição em que o Troféu Brasil completa 80 anos de existência. Provas paralímpicas fazem parte do programa, como em 2024. Na edição passada, Beth Gomes bateu o recorde mundial do lançamento do disco (18,45 m) da classe F53 (atletas que competem sentados) – pouco depois, ela se sagraria bicampeã paralímpica da prova nos Jogos de Paris.
CONFIRA O PROGRAMA HORÁRIO DO TROFÉU BRASIL
"Tenho certeza que será um outro Troféu Brasil memorável, com exemplos de inclusão, cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social", afirma Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, em reconhecimento à acolhida do CPB por meio de seu presidente, José Antônio Freire, e do vice-presidente Yohansson Nascimento.
A parceria CBAt/CPB começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar o Desafio CBAt/CPB, sob a hashtag #somosatletismo. A competição tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros, com e sem deficiência. Em 2025, foram realizadas oito etapas, em vários Estados do país, incluindo São Paulo.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em 2016, é uma instalação esportiva de excelência. Administrado pelo CPB, foi concebido para ser a casa do esporte paralímpico nacional e impulsionar o paradesporto: no espaço, treinam e competem campeões mundiais e paralímpicos de 20 modalidades esportivas. O CTPB tem instalações esportivas indoor e outdoor, alojamento, refeitório, lavanderia e toda a área administrativa, com salas, auditórios e espaços de apoio.
A pista de atletismo do CTPB é nivel 1 da World Athletics e é citada no Guiness Book pelo recorde mundial do velocista paraibano Petrúcio Ferreira nos 100 m T47 (amputados de braço), com 10.29, registro de maio de 2022. Além disso, conta com pista de aquecimento e arquibancada coberta, o que proporciona maior conforto para o público que poderá acompanhar o Troféu Brasil – a entrada é gratuita.
PARA IR AO CTPB, USE O TRANSPORTE COLETIVO
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, com fácil acesso por meio do transporte coletivo - está a apenas 1.500 metros da Estação Jabaquara-Comitê Paralímpico Brasileiro (Linha 1-Azul) do Metrô.
Também há uma linha de ônibus urbano, operada pela SPTrans, que faz a ligação entre o metrô e o CTPB: é a 605A-10 (Centro Paralímpico-Metrô Jabaquara).
Para chegar ao CTPB, basta seguir as seguintes orientações:
- Desça na Estação Jabaquara - Comitê Paralímpico Brasileiro (Linha 1-Azul) do Metrô;
- Pegue a escada rolante da saída para o Terminal de Ônibus urbano e siga as placas até o ponto de ônibus;
- Pegue o ônibus 605A-10 (Centro Paralímpico-Metrô Jabaquara) e desça no ponto final;
- Ao desembarcar, vá em direção a portaria.
Os quatro dias de disputas do Troféu Brasil, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, também serão transmitidos ao vivo no Canal Atletismo Brasil e no Canal Olímpico, pelo YouTube.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A velocista Rosângela Santos, a brasileira mais rápida do atletismo, se despede das pistas; 25 ídolos, uma legião de famosos, estarão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, de quinta-feira a domingo (31/7 a 3/8)
Temas como
Os atletas também foram os campeões pan-americanos dos 42,195 km, prova realizada simultaneamente, ela com a marca de 2:40:56 e ele com o tempo de 2:15:58; a corrida reuniu mais de 24 mil atletas pelas ruas de São Paulo neste domingo (27/7)
A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades