O velocista Erik Cardoso (Sesi-SP) está confirmado para correr os 100 m no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C), que será realizado no dia 24, em Bragança Paulista (SP).
Erik simplesmente correu os 100 m duas vezes com tempos abaixo de 10 segundos, na semifinal e final do Troféu Brasil, dia 31 de julho. Venceu a prova mais rápida do atletismo com o tempo de 9.93 (1.5), recorde brasileiro e sul-americano e índice para o Mundial de Tóquio.
O velocista será a grande atração em Bragança Paulista. Paralelamente, também será realizado o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger de 2025 (categoria D). Serão dois GPs no mesmo dia, de categorias diferentes, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/nº, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista), com transmissão da TV Brasil Atletismo.
As disputas são muito importantes porque esta será a última oportunidade para a obtenção de índices e pontos na corrida do Ranking para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro.
O prazo de qualificação de atletas no mundo todo fecha exatamente no dia 24 de agosto.
VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS
"Minha expectativa para o GP é conseguir fazer uma excelente corrida. Graças a Deus, venho treinando bem, estou bem fisicamente e mentalmente. O objetivo e o desafio é chegar lá e fazer uma boa corrida, conseguir fazer o meu melhor e sair de lá correndo o meu melhor resultado ou próximo do meu melhor resultado, se Deus permitir", disse Erik, que treina em Santo André com Darci Ferreira na equipe multidisciplinar do Sesi-SP.
"Nossa expectativa para o GP é que ele possa repetir a melhor marca dele ou até melhorar um pouquinho porque a gente está na reta final da preparação para o Mundial", comentou o treinador Darci Ferreira.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas
A equipe formada por Jadson de Lima, Bianca de Almeida, Elias dos Santos e Júlia Ribeiro fez uma excelente corrida; no total foram três medalhas no primeiro dia de disputas, duas de bronze, com Maria Eduarda de Matos e Thiago Lacerda, nos lançamentos do disco e do dardo, respectivamente
O jovem lançador, de apenas 19 anos, disse que Luiz Maurício - lançou 91 metros no Troféu Brasil - é uma inspiração para a prova e os atletas brasileiros; Matheus Lima passou a final dos 400 m com barreiras com o melhor tempo da semifinal: 48.23
Os profissionais interessados em cobrir o Grande Prêmio Brasil de Atletismo e o Atletismo Brasil Challenger, que serão realizados no domingo (24/8) devem informar até quinta-feira (21/8), por e-mail