Em busca de marcas - os índices fixados em cada prova pela World Athletics - ou na corrida de pontos no Ranking que podem assegurar a qualificação para o Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro, atletas de 21 países competem o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (World Ranking categoria C) ou o Atletismo Brasil Challenger, do Athletics Continental Tour Challenger de 2025 (categoria D).
Os dois GPS serão realizados paralelamente neste domingo (24/8), em Bragança Paulista (SP). Serão dois GPs no mesmo dia, de categorias diferentes, na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/nº, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista), com transmissão ao vivo da TV Brasil Atletismo.
As disputas são muito importantes porque esta será a última oportunidade para a obtenção de índices e pontos na corrida do Ranking para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão. O prazo de qualificação de atletas no mundo todo fecha exatamente no dia 24 de agosto.
Além dos atletas brasileiros confirmaram presença nas inscrições atletas dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Burkina Faso, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Guiana, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Japão, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O público poderá também acompanhar algumas atrações nacionais, atletas como o velocista Erik Cardoso, recordista brasileiro e sul-americano dos 100 m rasos (9.93) e o lançador do dardo Luiz Maurício da Silva, recordista brasileiro e sul-americano (91,00 m), que já têm lugares garantidos na seleção nacional e disputam a competição como preparação e para ganhar ritmo para o Mundial de Tóquio.
O programa horário terá início às 9:00 com as provas do Atletismo Brasil Challenger, que vão até às 11:40.
A cerimônia de abertura do GP Brasil está marcada para às 13 horas, seguida pela Corrida Kids - 60 m, sub-12 e sub-14 - e as disputas, a partir das 13:40 com o lançamento do disco (feminino e masculino). Às 15:35 começa a última prova do dia, os 400 m com barreiras. Todas as corridas são finais e as provas de campo terão apenas quatro tentativas.
VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas