Bragança Paulista - O lançamento do calendário de corridas de rua 2024, produzido pela Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), com 856 provas e que será atualizado conforme se confirmem outras provas, encerrou o 2º Summit ABRACEO/CBAt, realizado terça e quarta (30 e 31/1) com o objetivo de conectar os stakeholders do mercado dos organizadores de eventos, aproximar instituições e empresas para troca de experiências e informações num ambiente de negócio.
"Com um calendário mais estruturado teremos um mercado mais organizado", destacou Paulo Carelli, CEO da Iguana Sports e diretor da ABRACEO. O calendário está disponível no site da associação: https://abraceo.com.br/calendario-de-provas/
Paulo Carelli, diretor da ABRACEO, apresentou alguns números sobre o perfil do público dos eventos outdoor com base em pesquisa da TicketSports, plataforma de inscrições. Dentre os dados estão: 4,2 milhões de inscrições em eventos de corrida de rua (82% do total) e esportes outdoor; 53% homens e 47% mulheres; a maioria tem entre 36 e 45 anos e a média de idade é 39 anos. "A estimativa é de 5 milhões de corredores de rua atualmente no Brasil? Pode ser, mas o fato é que não temos esse número, não temos uma pesquisa", disse Carelli.
Uma pesquisa que produzisse o perfil do atleta, dos organizadores e o impacto econômico das corridas seria importante para ajudar a entender o mercado e a tomada de decisões estratégicas.
"Já tem data o Summit de 2025 - 28 e 29 de janeiro - e a gente quer voltar para a casa da CBAt", disse Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, comemorando a parceria entre as entidades. Gui brincou dizendo que o auditório do Pequeno Mundo, projeto da Associação de mesmo nome vizinha da CBAt, ficou 'pequeno' e a Confederação terá de construir um maior até 2025. "É uma honra conhecer os presidentes de Federações e isso é muito positivo para o nosso mercado. Nós e CBAt, nós e Federações estarmos mais juntos e fazermos coisas ainda maiores."
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos também agradeceu aos presidentes de Federações pela presença e voltou a reforçar a importância do Permit. "Essa conversa era necessária, um entendimento para quebrar muros e construir pontes", afirmou.
"Agora vamos colocar em prática, fomentar a necessidade do respeito às normas, de que todos os organizadores tenham a preocupação com o Permit, mas não por ser obrigado, mas por entender que além de assegurar a integridade e segurança para os atletas é um selo de qualidade, que agrega valor ao evento e se transforma em business. Estamos falando na busca de excelência neste grande mercado que é a corrida de rua."
Wlamir destacou que a parceria entre ABRACEO, CBAt e Federações é fundamental. "Podemos ser ainda muito maiores. Corrida de rua é atletismo."
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O Atletismo Brasil ganhou ainda uma prata e um bronze no arremesso do peso, com Vinícius Avancini e Alessandro Soares e soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) em dois dias de disputas
O atleta que correu 9.93 no Troféu Brasil e é o atleta mais veloz do Brasil e da América do Sul será uma das atrações da competição, em Bragança Paulista, que soma pontos para o Ranking Mundial e vale índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro