Bragança Paulista - Um total de 320 crianças das 12 cidades que compõem a Regional de Ensino de Bragança Paulista, em São Paulo, disputaram provas de atletismo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP-2024), nesta quarta-feira (10/4), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo.
O local, no bairro do Campo Novo na cidade de Bragança Paulista, é a casa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), onde funciona também o Centro Nacional de Treinamento para atletas de elite e o estádio preparado para receber competições nacionais e internacionais da modalidade que é a número 1 no programa olímpico.
Rosângela Valério, dirigente Regional de Ensino da Região de Bragança Paulista agradeceu a cessão da pista para as competições do JEESP. "Gostaríamos de agradecer a CBAt por receber os Jogos, por permitir a utilização desse espaço maravilhoso, que encanta as crianças."
Segundo portaria do Governo do Estado de São Paulo, os Jogos Escolares são abertos a categoria Infantil, até 17 anos (nascidos a partir de 2007), e Mirim, até 14 anos (nascidos a partir de 2010).
"O atletismo é um dos esportes que mais inclui as crianças porque qualquer uma sabe correr, saltar e arremessar. Eu faço um grande empenho e um engajamento constante de nossa equipe para que as crianças possam conhecer e praticar o atletismo, ainda mais nesse espaço, que é maravilhoso!", acrescentou Rosângela Valério.
Segundo o regulamento, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm por objetivo promover a prática esportiva e a integração entre os estudantes de escolas do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual e Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais no Estado. E também favorecer a descoberta de talentos esportivos para compor a Delegação do Estado de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s - CBDE) e Jogos da Juventude(COB) e participar dos programas "Bolsa Talento Esportivo" e "Centro de Excelência Esportiva".
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A CBAt deseja Feliz Dia dos Pais para os pais de toda a comunidade do atletismo! "Ter meu pai no estádio olímpico me orientando foi a minha maior medalha" - Thiago Moura, atleta do salto em altura, para seu pai, Neilton Moura
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial